Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Erick Hawryluk da-
dc.creatorLima, Larissa Pereira de-
dc.date.accessioned2025-07-10T14:20:58Z-
dc.date.available2025-07-10T14:20:58Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Erick Hawryluk da; LIMA, Larissa Pereira de. Previsão de falhas em componentes aeronáuticos: um estudo comparativo entre redes neurais artificiais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37420-
dc.description.abstractThis study addresses predictive maintenance to predict aircraft engine failures, employing neural network methods such as Recurrent Neural Network (RNN), Bidirectional Recurrent Neural Networks (BRNN), Long short-term memory (LSTM), Extreme Gradient Boosting (XGBoost) and Gated Recurrent Unit (GRU). The work is justified by the crucial need to keep engines running excellent conditions to ensure passenger safety and reduce maintenance expenses. The fundamental objective is to develop models that, By delving into cycle history and sensory data, they can predict whether a motor will fail within a specific cycle, thus making a comparison between methods and evaluating which is best for that application. The methodology covers importing libraries, loading and pre-processing the dataset, generating of the target variable for classification, data normalization and exploratory data analysis (EDA). Several RNN models were built and evaluated, including a simple RNN with one and 25 features, as well as a bidirectional model with 25 features. Subsequently, the LSTM, XGBOOST and GRU models were implemented. The results show that the more complex RNN models, with all 25 features, achieved better accuracy and evaluation metrics compared to the simpler models. The conclusion highlights the better accuracy of the LSTMs model for this application, being more suitable in aircraft maintenance to avoid costly repairs or unnecessary replacements, significantly contributing to the safety and efficiency of maintenance operations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAviões - Motorespt_BR
dc.subjectLocalização de falhas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectAeronáutica - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectRedes neurais (Computação)pt_BR
dc.subjectMemória de longo prazopt_BR
dc.subjectAirplanes - Motorspt_BR
dc.subjectFault location (Engineering)pt_BR
dc.subjectAeronautics - Safety measurespt_BR
dc.subjectMaintenancept_BR
dc.subjectNeural networks (Computer science)pt_BR
dc.subjectLong-term memorypt_BR
dc.titlePrevisão de falhas em componentes aeronáuticos: um estudo comparativo entre redes neurais artificiaispt_BR
dc.title.alternativeFailure prediction in aeronautical components: a comparison study among artificial neural networkspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a manutenção preditiva para prever falhas em motores de aeronaves, empregando os métodos de redes neurais como a Recurrent Neural Network (RNN), Bidirectional Recurrent Neural Networks (BRNN), Long short-term memory (LSTM), Extreme Gradient Boosting (XGBoost) e Gated Recurrent Unit (GRU). O trabalho é justificado pela necessidade crucial de manter motores em excelentes condições para assegurar a segurança dos passageiros e diminuir os gastos de manutenção. O objetivo fundamental é desenvolver modelos que, afundando-se no histórico de ciclos e dados sensoriais, possam prever se um motor falhará dentro de um ciclo específico, fazendo assim uma comparação entre métodos e avaliando qual é o melhor para essa aplicação. A metodologia abrange a importação de bibliotecas, o carregamento e pré-processamento do conjunto de dados, a geração da variável alvo de classificação, a normalização dos dados e análise exploratória dos dados (AED). Foram construídos e avaliados diversos modelos de RNN, incluindo RNN simples com uma e 25 características, além de um modelo bidirecional com 25 características. Posteriormente, os modelos LSTM, XGBOOST e GRU foram implementados. Os resultados mostram que os modelos de RNN mais complexos, com todas as 25 características, atingiram melhor precisão e métricas de avaliação comparados aos modelos mais simples. A conclusão ressalta a melhor precisão do modelo LSTMs para essa aplicação, sendo mais adequado na manutenção de aeronaves para evitar reparos dispendiosos ou substituições desnecessárias, contribuindo significativamente para a segurança e eficiência das operações de manutenção.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro-
dc.contributor.referee1Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Cristhiane-
dc.contributor.referee3Silva, Edison Luiz Salgado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
previsaofalhascomponentesaeronauticos.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons