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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37420
Título: | Previsão de falhas em componentes aeronáuticos: um estudo comparativo entre redes neurais artificiais |
Título(s) alternativo(s): | Failure prediction in aeronautical components: a comparison study among artificial neural networks |
Autor(es): | Silva, Erick Hawryluk da Lima, Larissa Pereira de |
Orientador(es): | Martins, Marcella Scoczynski Ribeiro |
Palavras-chave: | Aviões - Motores Localização de falhas (Engenharia) Aeronáutica - Medidas de segurança Manutenção Redes neurais (Computação) Memória de longo prazo Airplanes - Motors Fault location (Engineering) Aeronautics - Safety measures Maintenance Neural networks (Computer science) Long-term memory |
Data do documento: | 20-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SILVA, Erick Hawryluk da; LIMA, Larissa Pereira de. Previsão de falhas em componentes aeronáuticos: um estudo comparativo entre redes neurais artificiais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2025. |
Resumo: | Este estudo aborda a manutenção preditiva para prever falhas em motores de aeronaves, empregando os métodos de redes neurais como a Recurrent Neural Network (RNN), Bidirectional Recurrent Neural Networks (BRNN), Long short-term memory (LSTM), Extreme Gradient Boosting (XGBoost) e Gated Recurrent Unit (GRU). O trabalho é justificado pela necessidade crucial de manter motores em excelentes condições para assegurar a segurança dos passageiros e diminuir os gastos de manutenção. O objetivo fundamental é desenvolver modelos que, afundando-se no histórico de ciclos e dados sensoriais, possam prever se um motor falhará dentro de um ciclo específico, fazendo assim uma comparação entre métodos e avaliando qual é o melhor para essa aplicação. A metodologia abrange a importação de bibliotecas, o carregamento e pré-processamento do conjunto de dados, a geração da variável alvo de classificação, a normalização dos dados e análise exploratória dos dados (AED). Foram construídos e avaliados diversos modelos de RNN, incluindo RNN simples com uma e 25 características, além de um modelo bidirecional com 25 características. Posteriormente, os modelos LSTM, XGBOOST e GRU foram implementados. Os resultados mostram que os modelos de RNN mais complexos, com todas as 25 características, atingiram melhor precisão e métricas de avaliação comparados aos modelos mais simples. A conclusão ressalta a melhor precisão do modelo LSTMs para essa aplicação, sendo mais adequado na manutenção de aeronaves para evitar reparos dispendiosos ou substituições desnecessárias, contribuindo significativamente para a segurança e eficiência das operações de manutenção. |
Abstract: | This study addresses predictive maintenance to predict aircraft engine failures, employing neural network methods such as Recurrent Neural Network (RNN), Bidirectional Recurrent Neural Networks (BRNN), Long short-term memory (LSTM), Extreme Gradient Boosting (XGBoost) and Gated Recurrent Unit (GRU). The work is justified by the crucial need to keep engines running excellent conditions to ensure passenger safety and reduce maintenance expenses. The fundamental objective is to develop models that, By delving into cycle history and sensory data, they can predict whether a motor will fail within a specific cycle, thus making a comparison between methods and evaluating which is best for that application. The methodology covers importing libraries, loading and pre-processing the dataset, generating of the target variable for classification, data normalization and exploratory data analysis (EDA). Several RNN models were built and evaluated, including a simple RNN with one and 25 features, as well as a bidirectional model with 25 features. Subsequently, the LSTM, XGBOOST and GRU models were implemented. The results show that the more complex RNN models, with all 25 features, achieved better accuracy and evaluation metrics compared to the simpler models. The conclusion highlights the better accuracy of the LSTMs model for this application, being more suitable in aircraft maintenance to avoid costly repairs or unnecessary replacements, significantly contributing to the safety and efficiency of maintenance operations. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37420 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Elétrica |
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