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Título: Estudo e elaboração de uma rede CAN-j1939 embarcada para aplicação em um sistema de bordo agrícola
Título(s) alternativo(s): Study and design of a CAN-j1939 embedded network applied to an agriculture onboard system
Autor(es): Poloni, Theodor Wulff
Orientador(es): Kaster, Mauricio dos Santos
Palavras-chave: Rede CAN (Rede de computador)
Microcontroladores
Sistema de Posicionamento Global
Controller Area Network (Computer network)
Microcontrollers
Global Positioning System
Data do documento: 21-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: POLONI, Theodor Wulff. Estudo e elaboração de uma rede CAN-j1939 embarcada para aplicação em um sistema de bordo agrícola. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
Resumo: Este projeto visou a elaboração de uma comunicação CAN tipo J1939 entre um computador de bordo agrícola e uma ECU de localização e compensação de terreno. Ele tem como proposta a combinação do sistema de geoposicionamento do computador de bordo com as informações de movimentação em três eixos da ECU de compensação de terreno, com a finalidade de reduzir o uso de componentes eletrônicos na fabricação do sistema, que se tornou uma preocupação crescente dada a crise de componentes levando a uma falta entre os anos 2020 e 2022. Este trabalho iniciase com uma breve introdução ao computador de bordo e à sua respectiva ECU. Em seguida, explicamse os objetivos do projeto e as características básicas do microcontrolador e os softwares aqui utilizados. Posteriormente, é feita uma revisão bibliográfica sobre os seguintes tópicos: Rede CAN, J1939 e suas normas, GPS, NMEA e RTOS. No desenvolvimento, são detalhadas as modificações realizadas em hardware, os projetos de software e testes. No projeto de software, destacamse a escrita de funções em linguagem C para manipular os dados vindos de um módulo de GPS e o envio de mensagens tipo SAEJ1939 para a ECU de compensação de terreno. No projeto de testes, destacamse as séries de testes realizados em bancada e em um trator, como foram obtidos os dados dos testes e que informações podem ser retiradas a partir deles. Por fim, este trabalho traz uma análise destas informações obtidas com os testes juntamente com a conclusão.
Abstract: This project aimed to develop a CAN communication type J1939 between an agricultural onboard computer and a terrain location and compensation ECU. It proposes the combination of the onboard computer's geopositioning system with the threeaxis movement information from the terrain compensation ECU, with the aim of reducing the use of electronic components in the manufacture of the system, which has become a growing concern because of a component shortage between the years 2020 and 2022. This work begins with a brief introduction to the onboard computer and its respective ECU. Next, the project objectives and the basic characteristics of the microcontroller and the software used here are explained. Subsequently, a literature review is carried out on the following topics: CAN network, J1939 and its standards, GPS, NMEA and RTOS. During development, modifications made to hardware, software projects and tests are detailed. In the software project, the highlights are writing functions in C language to manipulate data coming from a GPS module and sending SAEJ1939 type messages to the terrain compensation ECU. In the test project, the series of tests carried out on a bench and on a tractor stand out, as well as how the test data were obtained and what information can be obtained from them. Finally, this work presents an analysis of this information obtained from the tests together with the conclusion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37392
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