Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37384
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorUrakami, Angelo Koiti Hashizume-
dc.date.accessioned2025-07-09T14:50:15Z-
dc.date.available2025-07-09T14:50:15Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationURAKAMI, Angelo Koiti Hashizume. Implementação de chaves de estado sólido em conjunto com chaves eletromecânicas para acionamento de cargas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37384-
dc.description.abstractThis study introduces the design of a hybrid relay for the start-up of three-phase induction motors. It begins with a literature review addressing the key project aspects to be defined, such as the type of start-up, solid-state switches, and the types of drives available in the literature and technical documentation, focusing on the main types of solid-state switches with an emphasis on compactness and reliability. The paper mainly concentrates on the actuation of the solid-state switch itself in this context. The development of the hybrid relay describes its characteristics, additional applications, and advantages, including a brief mathematical approach to the actuation methods of the solid-state switch that fall within the scope of the study. A novel approach is developed for the actuation of the solid-state switch using an alternating current pulse transformer. Considering the need for circuit compactness, this new method allows for better utilization of the pulse transformer's magnetization by avoiding core saturation, leading to a reduction in volume and cost. Subsequently, practical implementation and tests are carried out to ensure the circuit's operation and to analyze its wave characteristics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEletrônica do estado sólidopt_BR
dc.subjectEletrônica de potênciapt_BR
dc.subjectControle por tiristorespt_BR
dc.subjectSolid state electronicspt_BR
dc.subjectPower electronicspt_BR
dc.subjectThyristor controlpt_BR
dc.titleImplementação de chaves de estado sólido em conjunto com chaves eletromecânicas para acionamento de cargaspt_BR
dc.title.alternativeImplementation of solid-state switches in conjunction with electromechanical switches for starting loadspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a concepção de um relé híbrido para partida de motores de indução trifásicos. Inicia-se realizando uma revisão de literatura, abordando os principais pontos do projeto a serem definidos, como tipo de partida, chaves de estado sólido e os tipos de acionamentos disponíveis na literatura e documentação técnica, para os principais tipos de chaves de estado sólido com foco em compactação e confiabilidade. O trabalho tem um foco maior no acionamento da chave de estado sólido em si para esse contexto. O desenvolvimento do relé híbrido descreve suas características, demais aplicações e vantagens de utilização, além de uma breve abordagem matemática em relação aos métodos de acionamento da chave de estado sólido que atendem ao escopo do trabalho. Uma nova abordagem é desenvolvida para acionamento da chave de estado sólido utilizando um transformador de pulso em corrente alternada. Visto a necessidade de compactação do circuito, essa nova abordagem permite o melhor aproveitamento da magnetização do transformador de pulso evitando a saturação do núcleo, assim acarretando em uma redução de volume e custo. Posteriormente, realiza-se a implementação prática e testes para garantir o funcionamento do circuito e analisar suas características de ondas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Agostini Junior, Eloi-
dc.contributor.referee1Agostini Junior, Eloi-
dc.contributor.referee2Raycik, Julio Cesar-
dc.contributor.referee3Baroncini, Virginia Helena Varotto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
chavesacionamentocargas.pdf434,86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.