Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Marlene da Silva-
dc.date.accessioned2025-07-08T18:27:24Z-
dc.date.available2025-07-08T18:27:24Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationALMEIDA, Marlene da Silva. Educação ambiental e alimentar: práticas da horta no ensino fundamental dos anos iniciais. 2025. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37375-
dc.descriptionAcompanha: Manual de uma horta escolarpt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is about the presentation of practical classes, the researcher’s experience as a teacher in the initial grades of the Curitiba Municipal Education Network (RME). The research focuses on the development of Environmental Education (EE) with garden activities at school as an interdisciplinary pedagogical resource. For this study with the garden, the importance of the school curriculum for the development of content that addresses contexts of sovereignty, nutritional food security and interpersonal involvement is highlighted. In this sense, Environmental Education (EA) in a holistic, transversal and interdisciplinary way can be the key to instigating social leaders, for technical-scientific knowledge, for the productivity of organic cultivars and food planning, aiming to continue hands-on pedagogical didactic projects. With the support of technological tools. The objective of the research was to present practical interdisciplinary EE classes on the bias of pedagogical garden activities in elementary school in the early years. For the analysis undertaken here, we opted for a qualitative study, using as a procedure the narrative of the researcher’s experience through an autobibliographical bias, introducing the reader, from the professional teaching trajectory to a detailed description of the practical curricular EA classes with the school garden, contemplating the scenarios and the target population. From a technical-methodological point of view, records and notes from field diaries were used, reports of theoretical-practical activities resulting from the researcher’s participant observation. In this vein, environmental practices are presented, from the conception and planning of activities to the development of its actions, reinforcing the relevance of curricular EA. In terms, EE as a sensitization device to raise awareness among school goers and the community, giving new meaning to the ecologically sustainable environment as recommended in the Federal Constitution of 1988 and suggesting the inclusion of the practice of the pedagogical garden in the RME of Curitiba with more effectiveness.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectHorticultura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCurrículos - Planejamentopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Currículospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHorticulture - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental education - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectCurriculum planningpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Curriculapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEducação ambiental e alimentar: práticas da horta no ensino fundamental dos anos iniciaispt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental and food education: garden practices in elementary education in the early yearspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre a apresentação das aulas práticas, experiência da pesquisadora enquanto docente das séries iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). A pesquisa concentra-se no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) com as atividades da horta na escola como recurso pedagógico interdisciplinar. Salienta-se para este estudo com a horta, a importância do currículo escolar para o desenvolvimento de conteúdos que abordam contextos da soberania, da segurança alimentar nutricional e envolvimento interpessoal. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA), de modo holístico, transversal e interdisciplinar pode ser a chave para instigar lideranças sociais, para o conhecimento técnico-científico, para produtividade de cultivares orgânicos e planejamento alimentar, visando continuidade dos projetos didáticos pedagógicos de mãos na massa com o apoio de ferramentas tecnológicas. O objetivo da pesquisa foi apresentar as aulas práticas de EA interdisciplinar sob o viés das atividades da horta pedagógica no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Para a análise aqui empreendida optou-se pelo estudo de caráter qualitativo, utilizando como procedimento a narrativa da experiência da pesquisadora, por um viés autobibliográfico, introduzindo ao leitor, desde a trajetória profissional docente, até uma descrição detalhada das aulas práticas de EA curricular com a horta escolar, contemplando os cenários e a população-objeto. Do ponto de vista técnicometodológico, foram utilizados os registros e notas dos diários de campo, relatórios das atividades teórico-práticas resultantes da observação participante da pesquisadora. Nessa esteira, apresentam-se as práticas ambientais, desde a concepção e planejamento das atividades até o desenvolvimento de suas ações, reforçando a pertinência da EA curricular. Em termos, a EA como um dispositivo de sensibilização para a conscientização dos frequentadores da escola e da comunidade, ressignificando o meio ambiente ecologicamente sustentável como preconizado na Constituição Federal de 1988 e sugerindo a inclusão da prática da horta pedagógica na RME de Curitiba com mais efetividade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5911334325873127pt_BR
dc.contributor.advisor1Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3874-1926pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037671532203196pt_BR
dc.contributor.referee1Krelling, Ligia Marcelino-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2817-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6125181583539047pt_BR
dc.contributor.referee2Florczak, Marcos Antonio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3874-1926pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7037671532203196pt_BR
dc.contributor.referee3Kaick, Tamara Simone van-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2959-5223pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3098889665319889pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacacaoalimentarambiental.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
educacacaoalimentarambiental_produto.pdf3,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons