Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37375
Título: | Educação ambiental e alimentar: práticas da horta no ensino fundamental dos anos iniciais |
Título(s) alternativo(s): | Environmental and food education: garden practices in elementary education in the early years |
Autor(es): | Almeida, Marlene da Silva |
Orientador(es): | Florczak, Marcos Antonio |
Palavras-chave: | Horticultura - Estudo e ensino Educação ambiental - Curitiba (PR) Currículos - Planejamento Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Matemática - Currículos Aprendizagem Horticulture - Study and teaching Environmental education - Curitiba (Brazil) Curriculum planning Interdisciplinary approach in education Mathematics - Curricula Learning |
Data do documento: | 26-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ALMEIDA, Marlene da Silva. Educação ambiental e alimentar: práticas da horta no ensino fundamental dos anos iniciais. 2025. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre a apresentação das aulas práticas, experiência da pesquisadora enquanto docente das séries iniciais da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). A pesquisa concentra-se no desenvolvimento da Educação Ambiental (EA) com as atividades da horta na escola como recurso pedagógico interdisciplinar. Salienta-se para este estudo com a horta, a importância do currículo escolar para o desenvolvimento de conteúdos que abordam contextos da soberania, da segurança alimentar nutricional e envolvimento interpessoal. Neste sentido, a Educação Ambiental (EA), de modo holístico, transversal e interdisciplinar pode ser a chave para instigar lideranças sociais, para o conhecimento técnico-científico, para produtividade de cultivares orgânicos e planejamento alimentar, visando continuidade dos projetos didáticos pedagógicos de mãos na massa com o apoio de ferramentas tecnológicas. O objetivo da pesquisa foi apresentar as aulas práticas de EA interdisciplinar sob o viés das atividades da horta pedagógica no Ensino Fundamental dos anos iniciais. Para a análise aqui empreendida optou-se pelo estudo de caráter qualitativo, utilizando como procedimento a narrativa da experiência da pesquisadora, por um viés autobibliográfico, introduzindo ao leitor, desde a trajetória profissional docente, até uma descrição detalhada das aulas práticas de EA curricular com a horta escolar, contemplando os cenários e a população-objeto. Do ponto de vista técnicometodológico, foram utilizados os registros e notas dos diários de campo, relatórios das atividades teórico-práticas resultantes da observação participante da pesquisadora. Nessa esteira, apresentam-se as práticas ambientais, desde a concepção e planejamento das atividades até o desenvolvimento de suas ações, reforçando a pertinência da EA curricular. Em termos, a EA como um dispositivo de sensibilização para a conscientização dos frequentadores da escola e da comunidade, ressignificando o meio ambiente ecologicamente sustentável como preconizado na Constituição Federal de 1988 e sugerindo a inclusão da prática da horta pedagógica na RME de Curitiba com mais efetividade. |
Abstract: | This dissertation is about the presentation of practical classes, the researcher’s experience as a teacher in the initial grades of the Curitiba Municipal Education Network (RME). The research focuses on the development of Environmental Education (EE) with garden activities at school as an interdisciplinary pedagogical resource. For this study with the garden, the importance of the school curriculum for the development of content that addresses contexts of sovereignty, nutritional food security and interpersonal involvement is highlighted. In this sense, Environmental Education (EA) in a holistic, transversal and interdisciplinary way can be the key to instigating social leaders, for technical-scientific knowledge, for the productivity of organic cultivars and food planning, aiming to continue hands-on pedagogical didactic projects. With the support of technological tools. The objective of the research was to present practical interdisciplinary EE classes on the bias of pedagogical garden activities in elementary school in the early years. For the analysis undertaken here, we opted for a qualitative study, using as a procedure the narrative of the researcher’s experience through an autobibliographical bias, introducing the reader, from the professional teaching trajectory to a detailed description of the practical curricular EA classes with the school garden, contemplating the scenarios and the target population. From a technical-methodological point of view, records and notes from field diaries were used, reports of theoretical-practical activities resulting from the researcher’s participant observation. In this vein, environmental practices are presented, from the conception and planning of activities to the development of its actions, reinforcing the relevance of curricular EA. In terms, EE as a sensitization device to raise awareness among school goers and the community, giving new meaning to the ecologically sustainable environment as recommended in the Federal Constitution of 1988 and suggesting the inclusion of the practice of the pedagogical garden in the RME of Curitiba with more effectiveness. |
Descrição: | Acompanha: Manual de uma horta escolar |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37375 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacacaoalimentarambiental.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
educacacaoalimentarambiental_produto.pdf | 3,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons