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dc.creatorVinne, Jeremy Van Der-
dc.date.accessioned2025-07-02T17:33:28Z-
dc.date.available2025-07-02T17:33:28Z-
dc.date.issued2025-02-11-
dc.identifier.citationVINNE, Jeremy Van Der. Preenchendo lacunas para a solução polinomial do Jogo da Inundação em grafos de co-comparabilidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37332-
dc.description.abstractThe Flood-it Game is a game played on a board (an 𝑚 × 𝑛 matrix) where each cell has a color from a given set of colors. The goal is to make all cells have the same color with the minimum number of moves. The graphs that model the Flood-it Game board are called grid graphs. A graph that allows a transitive orientation for its edges is a comparability graph. A graph is a co-comparability graph if and only if its complement is a comparability graph. Fleischer and Woeginger (2012) claim that the Flood-it Game can be efficiently solved on co-comparability graphs. However, this result was refuted by Lorenzi and Almeida (2021), who showed a counterexample where the algorithm does not finish. In this project, we filled some gaps in Fleischer and Woeginger’s (2012) solution by providing algorithms to address them. Specifically, we explore the solution provided by Fleischer and Woeginger (2012) for the Flood-it Game, considering it for co-comparability graphs with minimal or maximal pivot.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectRepresentações dos grafospt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectComplexidade computacionalpt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectRepresentations of graphspt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectComputational complexitypt_BR
dc.titlePreenchendo lacunas para a solução polinomial do Jogo da Inundação em grafos de co-comparabilidadept_BR
dc.title.alternativeFilling gaps in the polynomial-time solution for the Flood-it Game on co-comparability graphspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Jogo da Inundação é um jogo em um tabuleiro (uma matriz 𝑚 × 𝑛) onde cada célula tem uma cor de um dado conjunto de cores. O objetivo é fazer com que todas as células tenham a mesma cor, com o menor número possível de movimentos. Os grafos que modelam o tabuleiro do Jogo da Inundação são chamados de grafos grades. Um grafo que admite orientação transitiva de suas arestas é um grafo de comparabilidade. Um grafo é de co-comparabilidade se e somente se é o complemento de um grafo de comparabilidade. Fleischer e Woeginger (2012) afirmam que o Jogo da Inundação pode ser resolvido eficientemente em grafos de co-comparabilidade. Porém, este resultado foi refutado por Lorenzi e Almeida (2021), que mostraram um contraexemplo onde o algoritmo não termina. Este trabalho preencheu algumas lacunas identificadas nos resultados de Fleischer e Woeginger (2012), fornecendo algoritmos para supri-las. Especificamente, exploramos a solução proposta por Fleischer e Woeginger (2012) para o Jogo da Inundação, considerando-a para grafos de co-comparabilidade com pivô minimal ou maximal.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Sheila Morais de-
dc.contributor.advisor-co1Omai, Mayara Midori-
dc.contributor.referee1Cararo, Cintia Izabel-
dc.contributor.referee2Gonzaga, Luis Gustavo da Soledade-
dc.contributor.referee3Lima, Alane Marie de-
dc.contributor.referee4Omai, Mayara Midori-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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