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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37316
Título: | Visão computacional aplicada para interface de jogos |
Autor(es): | Tuzura, Lucas Ryuji |
Orientador(es): | Koscianski, André |
Palavras-chave: | Videogames Jogos para computador Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação) Processamento de imagens Visão por computador Video games Computer games Graphical user interfaces (Computer systems) Image processing Computer vision |
Data do documento: | 12-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | TUZURA, Lucas Ryuji. Visão computacional aplicada para interface de jogos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024. |
Resumo: | Visto o crescimento contínuo da indústria de jogos, é necessário explorar novas formas de interação entre o usuário e o jogo, portanto, há uma demanda crescente por experiências imersivas e envolventes. Inspirado pela ideia de permitir movimentos corporais em jogos, este estudo se baseia na premissa de que a detecção de gestos ou movimentos através do uso de uma câmera como sensor pode ser uma abordagem inovadora e eficaz. O objetivo principal deste projeto é investigar e implementar a detecção de gestos usando uma câmera com o intuito de integrar essa tecnologia às experiências dos jogadores, sendo também descrita, o processo de integração entre essas tecnologias. A proposta busca explorar as possibilidades oferecidas pela visão computacional para proporcionar uma interação mais intuitiva e dinâmica. Como resultados, foram realizados testes em diferentes cenários que simulavam condições desafiadoras para a detecção, como variações de distância, iluminação e fundos dinâmicos. O sistema desenvolvido demonstrou robustez e precisão satisfatória na identificação dos gestos mapeados, mesmo em ambientes complexos. |
Abstract: | Given the continuous growth of the gaming industry, it is necessary to explore new forms of interaction between the user and the game, therefore, there is a growing demand for immersive and engaging experiences. Inspired by the idea of allowing more realistic body movements, this study is based on the premise that detecting gestures or movements through the use of a camera as a sensor can be an innovative and effective approach, therefore, the main objective of this project is to investigate and implement gesture detection using a camera with the aim of integrating this technology into players experiences, and the integration process between these technologies is also described. The proposal seeks to explore the possibilities offered by computer vision to provide a more intuitive and dynamic interaction. As results, tests were conducted in different scenarios that simulated challenging detection conditions, such as variations in distance, lighting, and dynamic backgrounds. The developed system demonstrated robustness and satisfactory accuracy in identifying mapped gestures, even in complex environments. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37316 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
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