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dc.creatorAndrielli, Arthur-
dc.date.accessioned2025-07-02T16:37:34Z-
dc.date.available2025-07-02T16:37:34Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.identifier.citationANDRIELLI, Arthur. Um estudo sobre uso de cinemática para personagens em jogos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37314-
dc.description.abstractThis work develops a methodology that integrates 2D animation techniques with motion automation methods, aiming to reduce time and costs in the artistic production of digital games. Through a literature review on artistic techniques and automation, it was concluded that it would be possible to combine cut-out animation with kinematics. The methodology was implemented in the Godot game engine, creating a structure that respects the principles of cut-out animation and applies kinematics and algorithms to move this structure. The proposal optimizes the artistic creation process, especially in projects with repetitive movements, by linking scripts that generate dynamic movements. The prototype developed, based on this methodology, is available as a reference for its application.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectPersonagens de videogamespt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.subjectComputer animationpt_BR
dc.subjectVideo game characterspt_BR
dc.titleUm estudo sobre uso de cinemática para personagens em jogospt_BR
dc.title.alternativeA study on the use of kinematics for characters in gamespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolve uma metodologia que integra técnicas de animação bidimensional com métodos de automatização de movimentos, com o objetivo de reduzir tempo e custos na produção artística de jogos digitais. Através de uma revisão literária sobre técnicas artísticas e automatização, concluiu-se que seria possível associar a animação por recortes à cinemática. A metodologia foi implementada no motor gráfico Godot, criando uma estrutura que respeita os princípios da animação por recortes e aplica a cinemática e algoritmos para movimentar essa estrutura. A proposta otimiza o processo de criação artística, especialmente em projetos com movimentos repetitivos, ao vincular scripts que geram movimentos dinâmicos. O protótipo desenvolvido, baseado nesta metodologia, está disponível como referência para sua aplicação.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André-
dc.contributor.referee1Koscianski, André-
dc.contributor.referee2Alves, Gleifer Vaz-
dc.contributor.referee3Aires, Simone Bello Kaminski-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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