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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37309
Título: | Análise das contribuições do BDD no desenvolvimento de um jogo sério |
Título(s) alternativo(s): | Analysys of BDD contribuitions in the development of a serious game |
Autor(es): | Urnau, Pedro Henrique Sartori |
Orientador(es): | Matos, Simone Nasser |
Palavras-chave: | Jogos educativos Desenvolvimento ágil de software Avaliação do comportamento Educational games Agile software development Behavioral assessment |
Data do documento: | 13-Mai-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | URNAU, Pedro Henrique Sartori. Análise das contribuições do BDD no desenvolvimento de um jogo sério. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024. |
Resumo: | Behavior-Driven Development, nomeado pela sigla BDD, permite que sejam escritos cenários de teste em uma fase anterior a definição do código. O cenário é escrito em três blocos (given, when, then). Existe uma escassez de trabalho na literatura que usam esse tipo de desenvolvimento para criar jogos educativos ou sérios. Este trabalho realizou uma análise da aplicação do BDD na criação de um jogo sério do tipo Quiz para avaliar suas contribuições. O processo metodológico envolveu etapas de criação do jogo e de aplicação do BDD. As etapas contempladas foram: elaboração dos requisitos, definição dos cenários, implementação do jogo, especificação executável, validação e automação dos testes e refatoração orientada por comportamento. Como resultado verificou-se que o BDD ajudou na validação das funcionalidades do jogo que foram identificadas em etapas iniciais do desenvolvimento, oportunizando maior legibilidade do código, facilitando as futuras atualizações e manutenção do jogo. Além disso, o processo pode ser reusado por pessoas que desenvolvem jogos sérios e que desejam fundamentar seu desenvolvimento em testes. |
Abstract: | Behavior-Driven Development, named by the acronym BDD, allows test scenarios to be written in a phase prior to code definition. The scenario is written in three blocks (given, when, then). There is a scarcity of work in the literature that uses this type of development to create educational or serious games. Therefore, this work carried out an analysis of the application of BDD in the creation of a serious Quiz-type game to evaluate its contributions. The methodological process involved stages of creating the game and applying BDD. The steps covered are: requirements development, scenario definition, game implementation, executable specification, test validation and automation, and behavior-oriented refactoring. As a result, it was found that BDD helped to validate the game's features that were identified in the initial stages of development, providing greater readability of the code, facilitating future updates and maintenance of the game. Furthermore, the process can be reused by people who develop serious games and who want to base their development on testing. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37309 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
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