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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37277
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bazarin, Ricardo Leite Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T13:57:00Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T13:57:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-26 | - |
dc.identifier.citation | BAZARIN, Ricardo Leite Martins. Aplicação do método de lattice Boltzmann para escoamento viscoso externo em torno de um aerofólio bidimensional. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37277 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Dinâmica dos fluidos | pt_BR |
dc.subject | Escoamento | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica | pt_BR |
dc.subject | Fluid dynamics | pt_BR |
dc.subject | Runoff | pt_BR |
dc.subject | Aerodynamics | pt_BR |
dc.title | Aplicação do método de lattice Boltzmann para escoamento viscoso externo em torno de um aerofólio bidimensional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente trabalho, o método de lattice Boltzmann é aplicado para o estudo do escoamento viscoso externo em torno de um aerofólio bidimensional com o propósito de convalidar dados da literatura. Para isto, o escoamento entorno do aerofólio é simulado considerando um perfil NACA 0012 para 𝑅𝑒 = 500 (número de Reynolds), 𝑀𝑎 = 0,17 (número de Mach) e 𝛼 = 0𝑜 (ângulo de ataque). Neste caso são analisados os parâmetros de coeficiente de arrasto (𝐶𝑑), coeficiente de sustentação (𝐶𝑙), coeficiente de pressão (𝐶𝑝) e perfis de velocidade. A validação do método e do código numérico para representação de um problema de dinâmica dos fluidos é feita através da verificação do problema de lid driven cavity flow, considerado um bechmarck. Por fim, os resultados obtidos para o escoamento viscoso externo em torno do aerofólio demonstraram boa concordância com os resultados de Lockard et al., (2014), considerando as limitações do presente trabalho. | pt_BR |
dc.degree.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.publisher.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Naaktgeboren, Christian | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da | - |
dc.contributor.referee1 | Naaktgeboren, Christian | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Raquel da Cunha Ribeiro da | - |
dc.contributor.referee3 | Faria Junior, Antonio Carlos Amaro de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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