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Título: Ensino de língua inglesa para idosos por meio de uma atividade social
Título(s) alternativo(s): English language teaching for the elderly by means of a social activity
Autor(es): Ferreira, Francieli Bressiani
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Idosos
Language and languages - Study and teaching
English language - Study and teaching
Teachers, Training of
Older people
Data do documento: 31-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: FERREIRA, Francieli Bressiani. Ensino de língua inglesa para idosos por meio de uma atividade social. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: No Brasil, há muitos estudos que tratam do ensino de inglês para crianças, adolescentes e adultos, no entanto, há poucos sobre ensino-aprendizagem de inglês para idosos. Devido à escassez de estudos, nos propusemos a realizar uma pesquisa qualitativa exploratória, embasada nos pressupostos teóricos da Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural (Engeström, 1999; Liberali, 2009) e no Interacionismo Sóciodiscursivo (Bronckart, 2012), com o objetivo principal de compreender a prática pedagógica de uma professora na implementação da atividade de ensino para a atividade social “churrasco”, em contexto de ensino-aprendizagem de inglês para aprendizes idosos, a fim de melhorá-la. Tomando como contexto da pesquisa o curso de extensão inglês para idosos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, nossos objetivos específicos foram: (a) identificar as operações de linguagem e as capacidades de linguagem mobilizadas pela professora-pesquisadora na implementação da atividade de ensino para a atividade social “churrasco”, em aulas de inglês para aprendizes idosos; e (b) analisar como foram mobilizadas as operações de linguagem e as capacidades de linguagem na implementação da atividade de ensino para a atividade social churrasco”, pelos participantes do curso de inglês para aprendizes idosos. A geração de dados foi realizada por meio de gravação em áudio e vídeo de quatro encontros presenciais com os idosos, de duração de duas horas cada, em 2024. Em seguida, as gravações foram transcritas (Marcuschi, 2010) e organizadas em quatro partes, cada uma correspondente a um dos encontros presenciais com os estudantes idosos. Os dados foram analisados por meio das "capacidades de linguagem" (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004, Cristovão; Stutz, 2011, Lenharo, Cacilho, 2016) e discutidos à luz dos estudos da Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural (Vygotsky, 2001, Leontiev, 1977, Daniels, 2003, Engeström, 1999, apud Liberali, 2009, Engeström, 2013) e do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006 e seguidores). A análise da investigação revela que todas as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades linguístico-discursivas, capacidades discursivas, capacidades de significação, capacidades multissemióticas, capacidades digitais) e suas operações de linguagem foram mobilizadas por meio de dois gêneros textuais, nomeadamente: relato oral e escrito de experiência e diálogos em contexto de restaurante, bem como por diferentes instrumentos e estratégias de ensino (listas de vocabulário, atividade com flashcards e jogos interativos). Além disso, utilizou as capacidades de enunciação performático-agenciais (Petrini, 2011), alinhadas a atividades de compreensão de diálogos em um restaurante para a realização da atividade social “prática e degustação de churrasco”, que se mostrou altamente motivadora para a aprendizagem de inglês pelos idosos. Espera-se que este estudo possa contribuir com a formação de professores de inglês para idosos e com a área de linguística aplicada ao ensino de inglês, enquanto língua adicional.
Abstract: In Brazil, there are many studies on English teaching for children, adolescents, and adults, however, there are few studies about the teaching and learning of English for the elderly. Considering this low number of studies, we carried out an interpretative exploratory research, which the main objective was to understand the pedagogical practice of a teacher in the implementation of a teaching activity for the social activity “barbecue”, in the context of teaching and learning English for elderly learners, in order to improve it. Taking as the research context the English extension course for the elderly at the Federal Technological University of Paraná, Pato Branco Campus, our specific objectives were to: (a) identify the language operations and language capacities mobilized by the teacher-researcher in implementing the teaching activity to the social activity “barbecue”, in English classes for elderly learners; and (b) analyze how language operations and language capacities were used in the implementation of the teaching activity for the social activity “barbecue”, by participants of the English course for elderly learners. Data generation was carried out through audio and video recording of four face-to-face meetings with the elderly, lasting two hours each, in 2024. The recordings were then transcribed (Marcuschi, 2010) and organized into four parts, each corresponding to one of the face-to-face meetings with elderly students. The data were analyzed using the "language capacities" (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004, Cristovão; Stutz, 2011, Lenharo, Cacilho, 2016) and discussed in light of studies of the Theory of Socio-Historical Cultural Activity (Leontiev, 1977, Vygotsky, 2001, Daniels, 2003, Engeström, 1999, apud Liberali, 2009, Engeström, 2013) and Sociodiscursive Interactionism (Bronckart, 2006 and followers). Analysis of the investigation reveals that all language capacities (action capacities, linguistic-discursive capacities, meaning capacities, multisemiotic capacities, digital capacities) and its language operations were used through two main textual genres, namely: oral and written experience reports and dialogue, as well as by different instruments and teaching strategies (vocabulary lists, activity with flashcards and interactive games). Furthermore, it was used agentic performative enunciation capacities (Petrini, 2011), aligned with the teaching activity to the performance of the social activity “practice and tasting barbecue”, which proved to be highly motivating to learn English by the elderly. It is expected that this study can contribute to English teacher education for the elderly and to the area of applied linguistics in teaching English as an additional language.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37274
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