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dc.creatorDombrowski, Milena Raquel-
dc.date.accessioned2018-12-06T11:49:55Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-06T11:49:55Z-
dc.date.issued2011-02-17-
dc.identifier.citationDOMBROWSKI, Milena Raquel. Estratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PR. 2011. 178 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3726-
dc.description.abstractThe general aim of this study was to evaluate the marketing strategies that are able to be applied on a cooperative way in local productive arrangements (LPAs), using the LPA of knitwear of Imbituva as a search field. Specifically, this study described the marketing strategies, based on theoretical concepts, identified marketing individual actions that are practiced, and analyzed how the cooperation mechanisms have an impact on development of these actions. Had also identified specific characteristics in the APLs of different productive sector, which promote the best use of this strategies. Finally, this study investigated marketing strategies that present a potential to be developed on cooperative way, and analyzed the potential level found in each strategy. For both, were used methodological procedures in order to classify the research as applied, descriptive and exploratory, with qualitative and quantitative approach, accomplished by means of a study case. The research instrument was the personal interview that was done by three scripts, two of them were semi-structured, and one of them was structured. Data collection was done in loco for a sample of seventeen managers, and also for LPA governance. Results presented actions of media and high potential (disposition of managers) for the strategies application: marketing information systems (MIS); planning of annual marketing and sales promotion; collective brand and quality stamp; trade shows; advertising on television, radio, outdoor, magazine and internet; public relations and the marketing places. The analysis allowed to find that marketing actions practiced by an individual way are incipients, and that the competitive level among companies interposes on applications of some cooperative strategies. Thus, the governance and the business leaders of this LPA need to seek for internal and external integration, aiming to rase the cooperation level in order to achieve the efficiency of these actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMarketing - Administraçãopt_BR
dc.subjectMalhas - Indústriapt_BR
dc.subjectCluster industrialpt_BR
dc.subjectMarketing - Managementpt_BR
dc.subjectKnit goods industrypt_BR
dc.subjectIndustrial clusterspt_BR
dc.titleEstratégias de marketing de forma cooperada em arranjos produtivos locais: o caso do APL de malhas de Imbituva - PRpt_BR
dc.title.alternativeMarketing strategies on a cooperative way in local productive arrangements: the case of LPA of knitwear of Imbituva - PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral deste trabalho foi avaliar estratégias de marketing que possam ser aplicadas de forma cooperada em arranjos produtivos locais (APLs), utilizando como campo de pesquisa o APL de malhas de Imbituva. De forma específica, o estudo descreveu estratégias de marketing embasadas em conceitos teóricos, identificou ações de marketing individuais praticadas e analisou como os mecanismos de cooperação impactam no desenvolvimento destas ações. Também identificou características específicas existentes em APLs de setores produtivos distintos, as quais propiciam a melhor utilização destas estratégias. Por fim, investigou as estratégias de marketing que apresentam potencial para serem desenvolvidas de forma cooperada e analisou o nível de potencialidade encontrado para cada estratégia. Para tanto, os procedimentos metodológicos empregados classificaram a pesquisa como aplicada, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa realizada por meio de estudo de caso. O instrumento de pesquisa foi a entrevista pessoal que se utilizou de três roteiros, sendo dois roteiros semi-estruturados e um roteiro estruturado. A coleta de dados foi realizada in loco para uma amostra de 17 (dezessete) gestores, e também para a governança do APL de Malhas de Imbituva. Os resultados apresentaram ações de média e alta potencialidade (disposição dos gestores) para a aplicação das estratégias que são: sistema de informações de marketing (SIM); planejamento de marketing anual e a promoção de vendas; marca coletiva e o selo de qualidade; feiras setoriais; propaganda como televisão, rádio, outdoor, revista e internet; relações públicas e o marketing de lugares. A análise permitiu constatar que as ações de marketing praticadas de forma individual e de forma coletiva são incipientes, e que o nível de competitividade entre as empresas interfere na aplicação de determinadas estratégias que se realizam de forma cooperada. Deste modo, a governança e as lideranças empresariais deste APL precisam buscar pela integração interna e externa, visando elevar o nível de cooperação para o alcance da eficácia destas ações.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223511638254902pt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368459603526305pt_BR
dc.contributor.referee1Steiner Neto, Pedro José-
dc.contributor.referee2Frasson, Antonio Carlos-
dc.contributor.referee3Andrade Júnior, Pedro Paulo de-
dc.contributor.referee4Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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