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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37262
Título: | Desenvolvimento de uma ferramenta que analisa a similaridade de textos em tempo real |
Título(s) alternativo(s): | Development of a tool that analyzes similarity in real time |
Autor(es): | Capinga, José Lohame |
Orientador(es): | Aires, João Paulo |
Palavras-chave: | Plágio Redação acadêmica Integridade Universidades e faculdades Processamento eletrônico de dados em tempo real Software - Desenvolvimento Plagiarism Academic writing Integrity Universities and colleges Real-time data processing Computer software - Development |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | CAPINGA, José Lohame. Desenvolvimento de uma ferramenta que analisa a similaridade de textos em tempo real. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | O plágio representa um desafio significativo na criação de trabalhos acadêmicos e científicos, sendo não apenas uma prática antiética, mas também ilegal, prejudicando a integridade das boas práticas de pesquisa. Para enfrentar esse problema, foi desenvolvida a ferramenta Plagiarism Search Alert, que auxilia a comunidade acadêmica na elaboração de textos de forma mais eficaz e precisa, evitando o plágio e erros acidentais. As técnicas de detecção de plágio baseada em conteúdo são amplamente usadas para identificar similaridades entre textos. Ao contrário das ferramentas existentes, por exemplo exemplo, Duplichecker, Plagiarism Detector, Turnitin entre outras, que analisam o texto apenas após sua elaboração e envio para plataformas, a ferramenta desenvolvida neste trabalho realiza o processamento e análise em tempo real, alertando o autor sobre os resultados encontrados (textos similares) enquanto o documento é escrito. Os resultados dos testes demonstraram a eficácia da ferramenta “Plagiarism Search Alert” em identificar similaridade entre textos. Na “Categoria de Teste 1”, em que os parágrafos foram diretamente retirados em fontes da internet e armazenados em banco de textos da ferramenta, apresentam taxas de similaridade que atingiram 100%, evidenciando a precisão de detecção de plágio. Na “Categoria de Teste 2”, os parágrafos testados, envolveu uma combinação de palavras de frases coletadas da internet e armazenadas no banco de textos e com palavras originais não armazenadas no banco de textos, as taxas de similaridade variaram, refletindo a capacidade da ferramenta de identificação de variações na similaridade. Na “Categoria de Teste 3”, composta principalmente por palavras originais não armazenadas no banco de textos, as taxas de similaridade foram mais baixas, demonstrando a capacidade da ferramenta de reconhecer conteúdo genuinamente novo. Com essa ferramenta, os alunos, professores e pesquisadores recebem feedback imediato sobre a originalidade de seus trabalhos, permitindo que aprendam com seus erros e aprimorem suas habilidades de pesquisa e redação. Além de prevenir plágio, ela incentivará a adoção de boas propostas que trazem uma contribuição valiosa para a comunidade acadêmica, ajudando-a a manter altos padrões de integridade e qualidade em suas produções acadêmicas. |
Abstract: | Plagiarism represents a significant challenge in the creation of academic and scientific work, being not only an unethical practice, but also an illegal one, undermining the integrity of good research practices. To address this problem, the Plagiarism Search Alert tool was developed, which helps the academic community to prepare texts more effectively and accurately, avoiding plagiarism and accidental errors. Content-based plagiarism detection techniques are widely used to identify similarities between texts. Unlike existing tools, for example, Duplichecker, Plagiarism Detector, Turnitin, among others, which analyze the text only after it is written and sent to platforms, the tool developed in this work performs processing and analysis in real time, alerting the author about the results found (similar texts) while the document is written. The test results demonstrated the effectiveness of the “Plagiarism Search Alert” tool in identifying similarity between texts. In “Test Category 1”, in which the paragraphs were directly taken from internet sources and stored in the tool's text bank, they present similarity rates that reached 100%, demonstrating the accuracy of plagiarism detection. In “Test Category 2”, the paragraphs tested, involved a combination of words from sentences collected from the internet and stored in the text bank and with original words not stored in the text bank, the similarity rates varied, reflecting the capacity of the tool of identifying variations in similarity. In “Test Category 3”, composed mainly of original words not stored in the text bank, the similarity rates were lower, demonstrating the tool's ability to recognize genuinely new content. With this tool, students, teachers and researchers receive immediate feedback on the originality of their work, allowing them to learn from their mistakes and improve their research and writing skills. In addition to preventing plagiarism, it will encourage the adoption of good proposals that make a valuable contribution to the academic community, helping it to maintain high standards of integrity and quality in its academic productions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37262 |
Aparece nas coleções: | PG - Ciência da Computação |
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