Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37246
Título: | Química dos analgésicos e os perigos da automedicação: análise do desenvolvimento de uma oficina temática por uma turma de licenciandos em química |
Título(s) alternativo(s): | The chemistry of analgesics and the dangers of self-medication: analysis of the development of a thematic workshop by a class of chemistry students |
Autor(es): | Ofner, Julia Maria Miranda |
Orientador(es): | Rocha, Zenaide de Fatima Dante Correia |
Palavras-chave: | Automedicação Oficinas (Educação de Adultos) Professores - Formação Self medication Workshops (Adult education) Teachers, Training of |
Data do documento: | 2-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | OFNER, Julia Maria Miranda. Química dos analgésicos e os perigos da automedicação: análise do desenvolvimento de uma oficina temática por uma turma de licenciandos em química. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o desenvolvimento de uma oficina temática sobre a química dos analgésicos e os perigos da automedicação em uma turma de licenciandos em Química. Participaram dessa pesquisa cinco estudantes matriculados na disciplina de Didática Geral, no curso de Licenciatura em Química da UTFPR, campus Londrina. A escolha do tema se justifica por se tratar de uma temática relevante e uma questão de saúde pública, visto que quando amplamente praticada pode trazer diversos prejuízos e perigos, levando, em casos extremos, até a óbito. Essa temática atrelada com a oficina temática desponta também pela necessidade de abordar, em sala de aula, questões da vida e no contexto da realidade do aluno. Ao utilizar a metodologia dos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), para o desenvolvimento da oficina, atrelando com o ensino de Química, permitiu não apenas explorar os conceitos científicos, mas também a visão mais crítica, racional, desenvolvendo a reflexão e analítica de práticas cotidianas que afetam a saúde individual e coletiva. Tal movimento culminou no Produto Educacional dessa pesquisa. Para organização e tratamento dos dados obtidos, optou-se pela ótica da pesquisa qualitativa e análise de conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos evidenciaram que a oficina contribuiu não só para a ampliação dos conhecimentos sobre a temática da automedicação, mas também no desenvolvimento de práticas pedagógicas no processo de formação de professores. Conclui-se que as oficinas temáticas despontam como uma metodologia ativa importante na formação de professores, ao integrar os conhecimentos científicos com questões de saúde pública. |
Abstract: | The present research aimed to investigate the development of a thematic workshop on the Chemistry of painkillers and the dangers of self-medication in a group of Chemistry undergraduate students. Five students enrolled in the General Didactics course of the Chemistry Teaching Degree at UTFPR, Londrina campus, participated in this research. The choice of theme is justified by its relevance and status as a public health issue, as widespread self-medication can lead to various harms and dangers, including, in extreme cases, death. This topic, when addressed through a thematic workshop, also emerges from the need to bring real-life and contextual issues into the classroom. By employing the methodology of the three pedagogical moments by Delizoicov, Angotti, and Pernambuco (2002) for the development of the workshop, alongside Chemistry education, it was possible not only to explore scientific concepts, but also to encourage a more critical and rational perspective, fostering reflection and analytical thinking about everyday practices that affect both individual and collective health. This process resulted in the Educational Product of this research. For organizing and analyzing the data obtained, the qualitative research approach and Bardin’s content analysis were adopted. The results showed that the workshop contributed not only to expanding knowledge about the theme of self-medication but also to the development of pedagogical practices within the teacher training process. It is concluded that thematic workshops stand out as an important active methodology in teacher education, by integrating scientific knowledge with public health issues. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Oficina temática: “A química dos analgésicos e os perigos da automedicação”: uma proposta metodológica para alunos de licenciatura em química como prática de formação docente" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37246 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
quimicaanalgesicosperigosautomedicacao.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
quimicaanalgesicosperigosautomedicacao_produto.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons