Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37244
Título: Elaboração do pensamento geométrico em crianças com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Elaboration of geometric thinking in children with autism spectrum disorder: contributions of the historical-cultural theory
Autor(es): França, Céres Cristine
Orientador(es): Dessbesel, Renata da Silva
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Autismo em crianças
Mediação
Geometria
Matemática - Estudo e ensino
Autism spectrum disorders
Autism in children
Mediation
Geometry
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 9-Mai-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FRANÇA, Céres Cristine. Elaboração do pensamento geométrico em crianças com transtorno do espectro autista: contribuições da teoria histórico-cultural. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: O ensino da matemática pautado apenas na exposição de conceitos pode não ser eficaz na elaboração do pensamento matemático. Para tanto, faz-se necessário um modo diferente de abordar estes conceitos, por meio de tarefas mediadas pelo professor/pesquisador, fazendo uso de instrumentos que são suporte na apropriação dos conceitos geométricos. Assim ocorre na inclusão escolar, pensada na singularidade, individualidade da criança com Transtorno do Espectro Autista. Por terem características marcadas pela comunicação social e padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, o ensino destas crianças se dá por processos mediados, com uso de instrumentos que auxiliam na elaboração do pensamento matemático, além de avaliar os processos compensatórios que poderão ocorrer. Essa pesquisa tem por objetivo analisar a elaboração do pensamento geométrico em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pesquisa está pautada na Teoria Histórico-Cultural, em uma abordagem qualitativa, sendo utilizada o experimento didático-formativo, que além de ser um método de pesquisa, impulsiona o desenvolvimento dos alunos. Dessa forma, o uso da Teoria do Ensino Desenvolvimental, de Davidov foi base para o desenvolvimento da pesquisa, com tarefas de estudo para o desenvolvimento de conceitos elementares, num movimento lógico-histórico do conceito, partindo da percepção espacial, por meio da orientação e representação espacial. O conceito a ser desenvolvido foi no campo da geometria, a localização e movimentação, que está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular. O campo da coleta de dados foi uma escola municipal de Ensino Fundamental de um município do Paraná, os participantes da pesquisa foram dois alunos com TEA matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental (1º ciclo). Foi aplicado um experimento didático-formativo, com tarefas de estudo que partem de uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem. Os instrumentos de coleta de dados foram as observações, gravações em áudio e vídeo do experimento didáticoformativo e diário de campo. Os dados foram analisados por meio de Análise Textual do Discurso (Moraes; Galiazzi, 2006). Os principais resultados revelaram que a elaboração do pensamento geométrico em crianças com TEA ocorre por meio da interação social, do uso de instrumentos mediadores e da linguagem, permitindo a apropriação dos conceitos de localização, orientação e representação espacial. Os instrumentos mediadores, como maquetes, figuras, dramatizações e linguagem, facilitaram a transição entre conceitos concretos e abstratos, auxiliando a internalização dos conhecimentos. Já os processos compensatórios foram acionados por caminhos indiretos, como a linguagem corporal, a interação social e a afetividade, possibilitando a superação de déficits na comunicação e a flexibilização de padrões restritivos e repetitivos de comportamento. Como produto educacional, foi elaborado o guia didático Pensamento geométrico em crianças com TEA, destinado a professores e pesquisadores, com orientações para desenvolver tarefas matemáticas a partir da Teoria Histórico-Cultural e do movimento lógico-histórico.
Abstract: The teaching of mathematics based only on the exposition of concepts may not be effective in the elaboration of mathematical thinking. To this end, it is necessary to have a different way of approaching these concepts, through tasks mediated by the teacher/researcher, making use of instruments that support the appropriation of geometric concepts. This is what happens in school inclusion, thought of the uniqueness, individuality of the child with Autism Spectrum Disorder. Because they have characteristics marked by social communication and restrictive and repetitive patterns of behavior, the teaching of these children takes place through mediated processes, with the use of instruments that help in the elaboration of mathematical thinking, in addition to evaluating the compensatory processes that may occur. This research aims to analyze the elaboration of geometric thinking in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). The research is based on the Historical-Cultural Theory, in a qualitative approach, using the didactic-formative experiment, which in addition to being a research method, boosts the development of students. Thus, the use of Davidov's Theory of Developmental Teaching was the basis for the development of the research, with study tasks for the development of elementary concepts, in a logicalhistorical movement of the concept, starting from spatial perception, through orientation and spatial representation. The concept to be developed was in the field of geometry, location and movement, which is in line with the National Common Curriculum Base. The field of data collection was a municipal elementary school in a municipality in Paraná, the participants of the research were two students with ASD enrolled in the 2nd year of elementary school (1st cycle). A didactic-formative experiment was applied, with study tasks that start from a Learning Trigger Situation. The data collection instruments were observations, audio and video recordings of the didactic-formative experiment and field diary. The data were analyzed through Textual Discourse Analysis (Moraes; Galiazzi, 2006). The main results revealed that the elaboration of geometric thinking in children with ASD occurs through social interaction, the use of mediating instruments and language, allowing the appropriation of the concepts of location, orientation and spatial representation. The mediating instruments, such as models, figures, dramatizations and language, facilitated the transition between concrete and abstract concepts, helping the internalization of knowledge. Compensatory processes, on the other hand, were triggered by indirect paths, such as body language, social interaction, and affectivity, making it possible to overcome communication deficits and make restrictive and repetitive patterns of behavior more flexible. As an educational product, the didactic guide Geometric thinking in children with ASD was elaborated, aimed at teachers and researchers, with guidelines to develop mathematical tasks based on the Historical-Cultural Theory and the logical-historical movement.
Descrição: Acompanha produção técnica: Guia didático: pensamento geométrico em crianças com TEA
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37244
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pensamentogeometricoautista.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
pensamentogeometricoautista_produto.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons