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Título: Caracterização da liga AA2024-T3: análise microestrutural, microdureza e resistência a corrosão
Título(s) alternativo(s): Characterization of AA2024-T3 alloy: microestructual, microhardness, and corrosivity analysis
Autor(es): Los, Ricardo Alexandre
Orientador(es): Martins, Juliana de Paula
Palavras-chave: Ligas de alumínio
Alumínio - Corrosão
Metais - Tratamento térmico
Envelhecimento
Resistência de materiais
Aluminum alloys
Aluminum - Corrosion
Metals - Heat treatment
Aging
Strength of materials
Data do documento: 24-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: LOS, Ricardo Alexandre. Caracterização da liga AA2024-T3: análise microestrutural, microdureza e resistência a corrosão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: A liga de alumínio AA2024, cujo os principais elementos adicionados são o cobre, o magnésio e o manganês, é utilizada em grande parte pela indústria aeronáutica na qual é muito requisitada uma alta resistência mecânica aliada a uma baixa densidade e condutividades térmicas e elétricas, além de possuir uma resistência a corrosão adequada. Porém, há a possibilidade de alteração dessas propriedades com a realização de tratamentos térmicos. Tendo por objetivo o aumento da microdureza e da resistência a corrosão, foram realizados dois tratamentos térmicos, utilizando o método de reenvelhecimento. Com a realização desse procedimento, foram obtidos resultados diferentes do esperado, nos quais houve uma redução da microdureza da liga, em conjunto de uma maior perda de massa dessa quando exposta a um meio mais corrosivo e o prolongamento do tratamento causou uma piora desse resultado, se demonstrando ineficiente quanto aos objetivos desejados inicialmente.
Abstract: Aluminum alloy AA2024, whose main added elements are copper, magnesium and manganese, is largely used by the aeronautical industry, where high mechanical resistance combined with high corrosivity resistance is highly demanded, these features can be found in these metal, together with a low density, and high electrical and thermical condutivity. Although, there is the possibility of changing these properties with heat treatments. Aiming to increase microhardness and corrosion resistance, two heat treatments were carried out, using the reageing method. By carrying out this procedure, diferent results than expected were obteined, with a reduction in the microhardness of the alloy together with a bigger loss of mass when exposed to a more corrosive environment, in addition to prolonging the treatment negatively affecting these properties, proved to be ineficiente in relation to the initially desire objectives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37243
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