Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37238
Título: | Intervenção em senso numérico para prevenção das dificuldades de aprendizagem na matemática |
Título(s) alternativo(s): | Intervention in numerical sense to prevent learning difficulties in mathematics |
Autor(es): | Haddad, Suzana Silva |
Orientador(es): | Damasceno, Eduardo Filgueiras |
Palavras-chave: | Discalculia Cálculos numéricos Contagem Educação infantil Acalculia Numerical calculations Counting Early childhood education |
Data do documento: | 19-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | HADDAD, Suzana Silva. Intervenção em senso numérico para prevenção das dificuldades de aprendizagem na matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa aborda a discalculia, um transtorno específico de aprendizagem que afeta a compreensão e manipulação de números, resultando em dificuldades significativas no aprendizado da matemática. O foco da pesquisa é a intervenção pedagógica no desenvolvimento do senso numérico, uma habilidade fundamental para a construção de competências matemáticas. Este trabalho busca desenvolver estratégias pedagógicas que possam ser utilizadas por professores da Educação Infantil para identificar e superar as dificuldades associadas a dificuldade de aprendizagem de Matemática, promovendo um ensino mais inclusivo. O objetivo geral é elaborar um guia de atividades para o desenvolvimento das habilidades do Senso Numérico e da Contagem em crianças da Educação Infantil, visando a superação de dificuldades de aprendizagem em Matemática e a possível discalculia. E como objetivos específicos, pretende-se analisar as contribuições de um curso de formação continuada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à cognição numérica na Educação Infantil; Identificar os desafios enfrentados pelos professores da Educação Infantil no ensino de matemática, especialmente no desenvolvimento do senso numérico e na compreensão da discalculia do desenvolvimento; Investigar as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores para promover o desenvolvimento do senso numérico e da contagem; Analisar a percepção dos professores sobre os pontos positivos e negativos do produto educacional (guia de atividades) desenvolvido, considerando sua aplicabilidade na prática docente e sua contribuição para o enfrentamento da discalculia do desenvolvimento. A pesquisa é de caráter qualitativo e inclui uma revisão bibliográfica sobre discalculia, dificuldades de aprendizagem de Matemática, bem como a elaboração do guia de atividades voltado para o desenvolvimento do senso numérico e da contagem, com o objetivo de identificar dificuldades futuras em matemática e promover o sucesso acadêmico dos alunos. Os sujeitos da pesquisa, selecionados em escolas da rede pública, responderam a questionários especialmente elaborados para avaliar o desenvolvimento do senso numérico antes e após as intervenções propostas. |
Abstract: | This research addresses dyscalculia, a specific learning disorder that affects the understanding and manipulation of numbers, resulting in significant difficulties in learning mathematics. The focus of the study is pedagogical intervention in the development of number sense, a fundamental skill for building mathematical competencies. The research aims to develop teaching strategies that can be used by early childhood education teachers to identify and overcome difficulties associated with learning mathematics, promoting a more inclusive teaching approach. The general objective is to create a guide of activities for the development of number sense and counting skills in early childhood education children, aiming at the achievement of learning difficulties in mathematics and possible dyscalculia. The specific objectives are: to analyze the contributions of a continuing education course to the development of pedagogical practices focused on numerical cognition in early childhood education; to identify the challenges faced by early childhood teachers in teaching mathematics, especially in developing number sense and understanding developmental dyscalculia; to investigate the pedagogical strategies used by teachers to promote the development of number sense and counting; and to analyze teachers’ perceptions of the strengths and weaknesses of the educational product (activity guide) developed, considering its applicability in teaching practice and its contribution to addressing developmental dyscalculia. This is a qualitative study that includes a literature review on dyscalculia and mathematics learning difficulties, as well as the development of an activity guide focused on enhancing number sense and counting. The objective is to identify potential future difficulties in mathematics and promote students' academic success. The research subjects, selected from public schools, answered specifically designed questionnaires to assess the development of number sense before and after the proposed interventions. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "Práticas de literacia e ensino de matemática na educação infantil – guia de atividade para o desenvolvimento do senso numérico e contagem" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37238 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
intervencaosensonumericoprevencao.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
praticasliteraciasensinosensonumerico_produto.pdf | 25,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons