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Título: Matemática e educação ambiental na educação básica: uma análise à luz da produção acadêmica de 2000 a 2022
Título(s) alternativo(s): Mathematics and environmental education in basic education: an analysis in light of academic production from 2000 to 2022
Autor(es): Morão, Anderson
Orientador(es): Souza, Flávia Dias de
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Educação ambiental
Professores - Formação
Educação básica
Mathematics - Study and teaching
Environmental education
Teachers, Training of
Basic education
Data do documento: 11-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORÃO, Anderson. Matemática e educação ambiental na educação básica: uma análise à luz da produção acadêmica de 2000 a 2022. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Este trabalho realiza uma investigação sobre a integração da Educação Ambiental no ensino de matemática na educação básica brasileira, utilizando como base um estudo bibliográfico. Foram examinadas teses e dissertações produzidas entre 2000 e 2022, disponíveis no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A partir de uma seleção, na qual 24 publicações foram escolhidas para uma análise que buscou entender como a educação ambiental é incorporada em pesquisas de ensino de matemática. O estudo se concentra em duas categorias principais: a exploração de temas ambientais nas pesquisas e as metodologias de ensino de matemática empregadas. A pesquisa destaca a presença significativa de macrotendências, conservacionista, pragmática e crítica na educação ambiental, e identifica metodologias inovadoras como Modelagem Matemática e etnomatemática aplicadas ao ensino de matemática. Além disso, a interdisciplinaridade emerge como um elemento chave na conexão entre os campos da educação ambiental e da matemática. Este estudo não apenas sublinha a importância de práticas pedagógicas que integram a educação ambiental ao ensino de matemática, mas também ressalta a necessidade de mais pesquisas que empreguem conceitos e procedimentos matemáticos para fundamentar e elucidar problemas ambientais.
Abstract: This work conducts an investigation into the integration of Environmental Education in the teaching of mathematics in Brazilian basic education, using a bibliographic study as a foundation. Theses and dissertations produced between 2000 and 2022, available in the collection of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations, were examined. From a selection, 24 publications were chosen for an analysis aimed at understanding how environmental education is incorporated into mathematics teaching research. The study focuses on two main categories: the exploration of environmental themes in research and the teaching methodologies of mathematics used. The research highlights the significant presence of macro-trends conservationist, pragmatic, and critical in environmental education, and identifies innovative methodologies such as Mathematical Modeling and Ethnomathematics applied to mathematics teaching. Furthermore, interdisciplinarity emerges as a key element in connecting the fields of environmental education and mathematics. This study not only underlines the importance of pedagogical practices that integrate environmental education into mathematics teaching but also emphasizes the need for more research employing mathematical concepts and procedures to substantiate and elucidate environmental problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37237
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