Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37236
Título: | Matemática e medicamentos: uma abordagem via modelagem matemática |
Título(s) alternativo(s): | Mathematics and medications: an approach through mathematical modeling |
Autor(es): | Ferreira, Helen Cristina |
Orientador(es): | Negrelli, Leônia Gabardo |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Modelos matemáticos Estatística Medicamentos Professores - Formação Mathematics - Study and teaching Mathematical models Statistics Drugs Teachers, Training of |
Data do documento: | 21-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | FERREIRA, Helen Cristina. Matemática e medicamentos: uma abordagem via modelagem matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi investigar o tema Medicamentos em situações cotidianas e problematizá-lo com o intuito de evidenciar possibilidades de abordagem dele por meio de atividades de Modelagem Matemática para o ensino e aprendizagem de Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho teórico, na qual a estratégia utilizada para a proposição das atividades de modelagem foi partir de uma notícia relativamente recente acerca de medicamentos e em seguida formular problemas que evidenciem conteúdos matemáticos pertinentes ao Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Superior. Para cada um desses três níveis foi selecionada uma publicação diferente, cujos principais objetos de conhecimento matemático explorados foram estatística, funções e teste de hipóteses, respectivamente. Para nortear o desenvolvimento de cada uma das atividades propostas foi utilizado um referencial teórico segundo o qual uma atividade de Modelagem Matemática consiste em uma situação inicial advinda da realidade e uma situação final resultante de um processo composto pelas fases de Inteiração, Matematização, Resolução e Validação. O texto produzido é direcionado a professores e futuros professores de Matemática que pretendem conhecer possibilidades de incorporação da Modelagem Matemática às suas práticas de ensino. |
Abstract: | The objective of this work was to investigate the theme of Medications in everyday situations and problematize it with the intention of highlighting possibilities for its approach through Mathematical Modeling activities for the teaching and learning of Mathematics. It is a qualitative, theoretical research in which the strategy used for proposing modeling activities was to start from a relatively recent news about medications and then formulate problems that highlight mathematical content relevant to Elementary School - Upper Grades, High School, and Higher Education. For each of these three levels, a different publication was selected, whose main objects of explored mathematical knowledge were statistics, functions, and hypothesis testing, respectively. To guide the development of each of the proposed activities, a theoretical framework was used according to which a Mathematical Modeling activity consists of an initial situation arising from reality and a final situation resulting from a process composed of the phases of Interaction, Mathematization, Resolution, and Validation. The produced text is directed to current and future Mathematics teachers who aim to explore possibilities for incorporating Mathematical Modeling into their teaching practices. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37236 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
modelagemmatematicamedicamentosensino.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons