Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKollross, Thiago Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-06-18T21:37:00Z-
dc.date.available2025-06-18T21:37:00Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationKOLLROSS, Thiago Cordeiro. Um olhar analítico para um livro didático de matemática indicado para a educação de jovens e adultos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37233-
dc.description.abstractThis work has goal to take an analytical look at a textbook, drawing on Depth Hermeneutics as a methodological inspiration. The book we intend to subject to this analytical exercise is recommended by the Department of Education and Sports (SEED-PR) on its website to assist teachers in lesson planning for Young and Adults Education. However, this book was originally designed and produced by SEED-PR for regular high school education, which is a different educational modality. The collection consists of fourteen books, with one of them being the Mathematics book. Our analytical approach assesses this material through the lens of the Curriculum Guidelines for Young and Adults Education, to determine whether the recommendation to use this book in this educational modality aligns with what these Guidelines propose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Análisept_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTextbooks - Analysispt_BR
dc.subjectAdult educationpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleUm olhar analitico para um livro didático de matemática indicado para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.title.alternativeAn analytical look of a mathematics textbook indicated for young and adult educationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo lançar um olhar analítico para um livro didático, tendo a Hermenêutica de Profundidade como inspiração base metodológica. O livro o qual propusemos que propomos realizar esse exercício analítico é recomendado pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEED-PR), em seu site, para auxiliar os professores docentes no planejamento de aulas para a Educação de Jovens Adultos, no entanto o livro foi planejado e produzido para estudantes do Ensino Médio regular, pela própria matriculados na rede estadual de educação do estado do Paraná SEEDPR, ou seja, para este nível de ensino. A coleção é composta por catorze livros, sendo um desses de Matemática. Nosso movimento analítico lança um olhar para este material com as lentes das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens Adultos, observando se a recomendação em utilizar o livro nessa modalidade de ensino, condiz com as propostas dessas Diretrizes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalvez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee2Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee3Banin, Edna Sakon-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiselivromatematicaeja.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons