Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37233
Título: Um olhar analitico para um livro didático de matemática indicado para a educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): An analytical look of a mathematics textbook indicated for young and adult education
Autor(es): Kollross, Thiago Cordeiro
Orientador(es): Gonçalvez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: Livros didáticos - Análise
Educação de adultos
Professores - Participação no planejamento curricular
Matemática - Estudo e ensino
Textbooks - Analysis
Adult education
Teacher participation in curriculum planning
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 6-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KOLLROSS, Thiago Cordeiro. Um olhar analítico para um livro didático de matemática indicado para a educação de jovens e adultos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo lançar um olhar analítico para um livro didático, tendo a Hermenêutica de Profundidade como inspiração base metodológica. O livro o qual propusemos que propomos realizar esse exercício analítico é recomendado pela Secretaria da Educação e do Esporte (SEED-PR), em seu site, para auxiliar os professores docentes no planejamento de aulas para a Educação de Jovens Adultos, no entanto o livro foi planejado e produzido para estudantes do Ensino Médio regular, pela própria matriculados na rede estadual de educação do estado do Paraná SEEDPR, ou seja, para este nível de ensino. A coleção é composta por catorze livros, sendo um desses de Matemática. Nosso movimento analítico lança um olhar para este material com as lentes das Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens Adultos, observando se a recomendação em utilizar o livro nessa modalidade de ensino, condiz com as propostas dessas Diretrizes.
Abstract: This work has goal to take an analytical look at a textbook, drawing on Depth Hermeneutics as a methodological inspiration. The book we intend to subject to this analytical exercise is recommended by the Department of Education and Sports (SEED-PR) on its website to assist teachers in lesson planning for Young and Adults Education. However, this book was originally designed and produced by SEED-PR for regular high school education, which is a different educational modality. The collection consists of fourteen books, with one of them being the Mathematics book. Our analytical approach assesses this material through the lens of the Curriculum Guidelines for Young and Adults Education, to determine whether the recommendation to use this book in this educational modality aligns with what these Guidelines propose.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37233
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiselivromatematicaeja.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons