Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37221
Título: Quadrinhos sensacionalistas: as reconstituições de crimes em HQ produzidas por Claudio Seto para as capas do jornal Tribuna do Paraná
Título(s) alternativo(s): Sensationalist comics: the crime reconstructions in comic format illustrated by Claudio Seto for the covers of Tribuna do Paraná newspaper
Autor(es): Silva, Myllena Pampuch da
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Seto, Claudio, 1944-2008 - Crítica e interpretação
Jornais - Ilustrações - Paraná
Jornais - Seções, colunas, etc. - Histórias em quadrinhos
Jornais - Seções, colunas, etc. - Primeira página
Sensacionalismo no jornalismo
Linguagem e línguas nos anúncios
Jornalismo e literatura
Seto, Claudio, 1944-2008 - Criticism and interpretation
Newspapers - Illustrations - Paraná (Brazil)
Newspapers - Sections, columns, etc - Comics
Newspapers - Sections, columns, etc - Front pages
Sensacionalism in journalism
Language and languages in advertising
Journalism and literature
Data do documento: 28-Mai-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Myllena Pampuch da. Quadrinhos sensacionalistas: as reconstituições de crimes em HQ produzidas por Claudio Seto para as capas do jornal Tribuna do Paraná. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Esta pesquisa examina as reconstituições de crimes em quadrinhos ilustradas por Claudio Seto e publicadas nas capas do jornal Tribuna do Paraná entre 1995 e 2006, propondo uma análise crítica sobre como essas narrativas híbridas articulam elementos característicos da linguagem das histórias em quadrinhos com estratégias visuais do jornalismo sensacionalista. O estudo tem como objetivo reavaliar essa fase específica da produção artística de Seto, reconhecendo sua importância dentro do contexto histórico e editorial da imprensa popular e resgatando-a do relativo esquecimento no campo acadêmico. Para tanto, foi realizado um extenso levantamento documental das capas do jornal contendo reconstituições em quadrinhos, identificando e catalogando um total de 357 ocorrências para analisá-las qualitativamente com base em critérios divididos em duas dimensões: critérios do veículo, relacionados às escolhas editoriais do jornal (valores-notícia, destaque de capa, frequência de publicação e uso das cores nas manchetes), e critérios do artista, relativos às escolhas compositivas e narrativas de Seto (quadros, sarjetas, balões, onomatopeias, recordatórios, planos, ângulos, cores, traço, anatomia expressiva e referências visuais). Fundamentando-se em referenciais teóricos dos estudos de quadrinhos e jornalismo, como Eisner (1999), McCloud (1995; 2000), Ramos (2009), Barbieri (2017), Postema (2018), Angrimani (1995), Traquina (2005; 2008) e Abramo (2016), a análise identificou que Claudio Seto mobilizou recursos narrativos próprios da arte sequencial para retratar crimes reais de maneira dramatizada, amplificada e profundamente expressiva. Constatou-se que o artista explorou intensamente a tensão entre factualidade e ficção visual, redefinindo a relação sensorial e emocional dos leitores com as notícias. A pesquisa, portanto, não apenas resgata e amplia a compreensão da contribuição de Claudio Seto para a imprensa popular e para a linguagem dos quadrinhos, mas também reforça a relevância de estudos interdisciplinares capazes de evidenciar o potencial expressivo e comunicacional das narrativas visuais.
Abstract: This research examines crime reconstructions in comic format illustrated by Claudio Seto and published on the front pages of the newspaper Tribuna do Paraná between 1995 and 2006. It provides a critical analysis of how these hybrid narratives blend characteristic elements of comic language with visual strategies typical of sensationalist journalism. The study aims to re-evaluate this specific phase of Seto’s artistic production, recognizing its significance within the historical and editorial context of popular journalism, and retrieving it from relative academic neglect. To achieve this, an extensive documentary investigation was conducted on newspaper front pages containing comic crime reconstructions, resulting in the identification and cataloging of 357 occurrences. These were qualitatively analyzed based on criteria divided into two dimensions: criteria related to the newspaper’s editorial decisions (news values, frontpage prominence, frequency of publication, and color usage in headlines), and criteria related to the artist’s compositional and narrative choices (panel structure, gutters, speech balloons, onomatopoeia, captions, framing, angles, colors, linework, expressive anatomy, and visual references). Grounded in theoretical frameworks from comics and journalism studies — including Eisner (1999), McCloud (1995; 2000), Ramos (2009), Barbieri (2017), Postema (2018), Angrimani (1995), Traquina (2005; 2008), and Abramo (2016) — the analysis shows that Claudio Seto employed narrative resources characteristic of sequential art to portray real crimes dramatically, intensively, and expressively. It was observed that the artist deeply explored the tension between factuality and visual fiction, redefining readers’ sensory and emotional engagement with the news. Therefore, this research not only rescues and expands our understanding of Claudio Seto’s contribution to popular journalism and comic language but also underscores the importance of interdisciplinary studies capable of highlighting the expressive and communicative potential of visual narratives.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37221
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
quadrinhossensacionalistasclaudioseto.pdf7,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons