Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Luanna Abreu-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:44:44Z-
dc.date.available2025-06-16T17:44:44Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.identifier.citationSOARES, Luanna Abreu. O cinema de Agnès Varda como espaço de resistência: a segunda onda feminista em Resposta das mulheres (1975) e Uma canta, a outra não (1977). 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37207-
dc.description.abstractThis research analyzes how the demands of the French Second Wave of Feminism, especially in relation to reproductive rights and the critique of double working hours, influenced Agnès Varda’s cinema. To this end, a film analysis of the works Women’s Response: Our Body, Our Sex! (1975) and One Sings, the Other Doesn’t (1977) is carried out, based on a bibliographical review of materialist feminism in France between the 1960s and 1970s. The study investigates the French political context of the time and identifies the presence of feminist issues in Varda’s productions. By founding Ciné- Tamaris independently, the filmmaker not only reaffirmed her political engagement, but also transformed her films into spaces of resistance, in which she critically explored gender inequalities. The research highlights the relevance of her work in the articulation between cinema and feminist activism, demonstrating how her narratives reflect debates of the time and contribute to the expansion of female representation in French cinema. Furthermore, the study investigates how Varda, as one of the few female filmmakers of her generation, paved the way for new female voices in the film industry. The analysis shows that her work not only documents feminist struggles, but also proposes new forms of representation of women. The conclusion points out that Varda’s cinema, by incorporating feminist debates into its aesthetics and narrative, reaffirms itself as a space of resistance and social critique.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectFeminismo e cinemapt_BR
dc.subjectDireitos reprodutivospt_BR
dc.subjectTrabalho - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectFeminismo - Françapt_BR
dc.subjectMulheres no cinemapt_BR
dc.subjectFeminism and motion picturespt_BR
dc.subjectReproductive rightspt_BR
dc.subjectWork - Social aspectspt_BR
dc.subjectFeminism - Francept_BR
dc.subjectWomen in motion picturespt_BR
dc.titleO cinema de Agnès Varda como espaço de resistência: a segunda onda feminista em Resposta das mulheres (1975) e Uma canta, a outra não (1977)pt_BR
dc.title.alternativeAgnès Varda's cinema as a space of resistance: the second feminist wave in Women's response (1975) and One sings, the other doesn't (1977)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa analisa como as reivindicações da Segunda Onda Feminista Francesa, especialmente em relação aos direitos reprodutivos e à crítica à dupla jornada de trabalho, influenciaram o cinema de Agnès Varda. Para isso, realiza-se uma análise fílmica das obras Resposta das Mulheres: Nosso Corpo, Nosso Sexo! (1975) e Uma Canta, a Outra Não (1977), fundamentada em uma revisão bibliográfica sobre o feminismo materialista na França entre as décadas de 1960 e 1970. O estudo investiga o contexto político francês da época e identifica a presença das pautas feministas nas produções de Varda. Ao fundar a Ciné-Tamaris de forma independente, a cineasta não apenas reafirma seu engajamento político, mas também transforma seus filmes em espaços de resistência, nos quais explora criticamente as desigualdades de gênero. A pesquisa destaca a relevância de seu trabalho na articulação entre cinema e ativismo feminista, demonstrando como suas narrativas refletem debates da época e contribuem para a ampliação da representatividade feminina no cinema francês. Além disso, investiga-se como Varda, sendo uma das poucas cineastas mulheres de sua geração, abriu caminho para novas vozes femininas na indústria cinematográfica. A análise evidencia que sua obra não apenas documenta as lutas feministas, mas também propõe novas formas de representação das mulheres. A conclusão aponta que o cinema de Varda, ao incorporar debates feministas em sua estética e narrativa, reafirma-se como um espaço de resistência e crítica social.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047404554007623pt_BR
dc.contributor.advisor1Rebechi, Cláudia Nociolini-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3072-5163pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706095230666349pt_BR
dc.contributor.referee1França, Ana Claudia Camila Veiga de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8174-1446pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5511666385207029pt_BR
dc.contributor.referee2Rebechi, Cláudia Nociolini-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3072-5163pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2706095230666349pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rodolfo Stancki-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3788-8555pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609744655232453pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cinemaagnesvardaresistencia.pdf4,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons