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Título: A temática compostagem como estratégia de educação ambiental no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The theme of composting as a strategy for environmental education in high school
Autor(es): Quadros, Giovanna Conrado
Orientador(es): Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter
Palavras-chave: Alimentos
Desperdício (Economia)
Redução de resíduos
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Sustentabilidade
Química - Estudo e ensino
Vermicompostagem
Educação ambiental
Food
Waste (Economics)
Waste minimization
Recycling (Waste, etc.)
Sustainability
Chemistry - Study and teaching
Vermicomposting
Environmental education
Data do documento: 30-Abr-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: QUADROS, Giovanna Conrado. A temática compostagem como estratégia de educação ambiental no ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: Este trabalho abordou a importância da Educação Ambiental (EA) e da sustentabilidade, destacando a necessidade de conscientização sobre questões ambientais, justiça ambiental, diversidade e equidade em relação ao meio ambiente. Investigou-se o impacto de práticas de compostagem como ferramenta de EA na formação de sujeitos sustentáveis entre estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Ponta Grossa, no estado do Paraná. A pesquisa justificou-se pela necessidade sensibilização sobre a promoção de hábitos de consumo mais responsáveis e sustentáveis em uma sociedade caracterizada por elevados níveis de produção de resíduos sólidos e desperdícios de alimentos. Nesse sentido, os objetivos do trabalho incluíram a análise das percepções dos estudantes sobre a compostagem como uma alternativa ao tratamento de resíduos e a identificação das contribuições dessa prática para a conscientização ambiental e mudanças de hábitos. A metodologia adotou uma abordagem mista, com a aplicação de questionários antes e após uma sequência didática sobre compostagem e como método de análise de dados utilizou-se os princípios da análise de conteúdo. A partir da perspectiva freireana, observou-se que muitos estudantes encontravam-se inicialmente em níveis de consciência intransitiva ou transitiva ingênua, demonstrando desconhecimento ou compreensão superficial sobre as causas dos problemas ambientais provenientes da destinação ambientalmente incorreta. Com o desenvolvimento das atividades, foi possível perceber avanços em direção à consciência crítica, com maior entendimento das relações entre consumo, resíduos e sustentabilidade. Os resultados indicaram que, embora a maioria dos estudantes reconheça a compostagem como uma prática, nem todos mostraram disposição em aplicá-la em seus cotidianos, sendo que 50% dos participantes consideraram pouco significativa a probabilidade de implementar composteiras em suas casas. Por outro lado, 55,6% dos estudantes relataram que o conhecimento novo contribuiu de maneira significativa para a adoção de práticas mais sustentáveis. Embora nem todos tenham manifestado intenção de aplicar a compostagem em seus cotidianos, observou-se um avanço significativo na percepção crítica dos estudantes e no reconhecimento de sua responsabilidade individual e coletiva diante das questões ambientais. Conclui-se que, apesar dos avanços na sensibilização teórica, ainda há desafios para transformar esse conhecimento em ações práticas, reforçando a importância de estratégias de EA contínuas e integradas ao cotidiano dos estudantes para promover mudanças efetivas nos padrões de consumo e descarte de resíduos.
Abstract: This study addressed the importance of Environmental Education (EE) and sustainability, highlighting the need for awareness of environmental issues, environmental justice, diversity, and equity in relation to the environment. The impact of composting practices as an EE tool in the formation of sustainable subjects among third-year high school students at a public school in Ponta Grossa, Paraná state, was investigated. The research was justified by the need to raise awareness about the promotion of more responsible and sustainable consumption habits in a society characterized by high levels of solid waste production and food waste. In this sense, the objectives of the study included the analysis of students' perceptions about composting as an alternative to waste treatment and the identification of the contributions of this practice to environmental awareness and changes in habits. The methodology adopted a mixed approach, with the application of questionnaires before and after a didactic sequence on composting, and the principles of content analysis were used as a data analysis method. From a Freirean perspective, it was observed that many students were initially at levels of intransitive or naive transitive awareness, demonstrating a lack of knowledge or superficial understanding of the causes of environmental problems arising from environmentally incorrect disposal. As the activities developed, it was possible to notice advances towards critical awareness, with a greater understanding of the relationships between consumption, waste and sustainability. The results indicated that, although most students recognize composting as a practice, not all showed a willingness to apply it in their daily lives, with 50% of participants considering the likelihood of implementing composters in their homes to be low. On the other hand, 55.6% of students reported that the new knowledge contributed significantly to the adoption of more sustainable practices. Although not all expressed an intention to apply composting in their daily lives, there was a significant advance in the students' critical perception and in the recognition of their individual and collective responsibility regarding environmental issues. It is concluded that, despite advances in theoretical awareness, there are still challenges in transforming this knowledge into practical actions, reinforcing the importance of continuous EE strategies integrated into students' daily lives to promote effective changes in consumption and waste disposal patterns.
Descrição: Acompanha produção técnica: Compostagem na escola: guia prático para professores
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37198
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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