Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37197
Título: Poker: uma proposta de atividade mediada por tecnologia para o ensino de probabilidade
Título(s) alternativo(s): Poker: a technology-mediated activity proposal for teaching probability
Autor(es): Oliveira, Felipe Fraga de
Orientador(es): Nava, Daniela Trentin
Palavras-chave: Pôquer
Jogos de probabilidades (Matemática)
Jogos educativos
Tecnologia educacional
Poker
Games of chance (Mathematics)
Educational games
Educational technology
Data do documento: 2-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: OLIVEIRA, Felipe Fraga de. Poker: uma proposta de atividade mediada por tecnologia para o ensino de probabilidade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.
Resumo: Este trabalho visa apresentar um método pouco utilizado para abordar o conteúdo de probabilidade. Objetiva-se também, comprovar a hipótese criada, a qual defende a utilização de tecnologias para ensino e compreensão dos cálculos probabilísticos por meio do jogo poker na modalidade Texas Hold’em. Para comprovação da hipótese foi realizada uma pesquisa exploratória a partir de uma rodada do jogo. Para auxiliar na intelecção e verificação dos resultados, foi feito o uso de uma calculadora de Poker, a saber a Poker Odds Calculator. A pesquisa se deu com acadêmicos licenciandos em matemática, de engenharias e professores da UTFPR campus Toledo. Inicialmente apresentou-se as regras do jogo e como deveriam ser realizados os cálculos ao decorrer da pesquisa. Posteriormente realizou-se as atividades com os participantes e, ao final, preenchidos formulários, os quais foram utilizados para verificar a hipótese criada. O principal relato observado é que de fato o uso de uma calculadora de poker auxiliou na compreensão de cálculo de probabilidade de um evento aleatório, o que nos levou a crer na eficácia do uso de ferramentas tecnológicas como facilitadores da aprendizagem de conteúdos, especialmente os probabilísticos.
Abstract: This work aims to present a little used method to approach probability content. The objective is also to prove the hypothesis created, which defends the use of technologies for teaching and understanding probabilistic calculations using the game of poker, in the form of Texas Hold’em. To prove the hypothesis, exploratory research was carried out, based on a specific situation. To assist in understanding and verifying the results, technology was used, in this case a poker calculator, the Poker Odds Calculator software. To verify the hypothesis, the responses of the participants were used, who are linked to UTFPR Toledo, being mathematics graduates, engineering students and teachers. Initially, the rules of the game were presented and how the calculations should be carried out during the research. Subsequently, activities were carried out with the players and, at the end, forms were filled out, which were used to verify the hypothesis created. All participants reported that the activity using the poker calculator helped in understanding the probabilistic content, proving the hypothesis created.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37197
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pokertecnologiaensinoprobabilidade.pdf8,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons