Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Rafael Figura Novato da-
dc.date.accessioned2025-06-16T13:57:42Z-
dc.date.available2025-06-16T13:57:42Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationLUZ, Rafael Figura Novato da. Animes e mangás como possibilidade pedagógica para o ensino de matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37194-
dc.description.abstractAnime, present in the lives of Brazilian youth since the 1980s, has become an integral part of the culture, shaping the identity of the so-called Otaku generation. Brazil, as the country with the highest absorption of Japanese culture outside Japan, reflects this influence through the strong presence of anime in society. Driven by technological advancements and the internet, young people's interest in this cultural expression has expanded, enabling access to Japanese content even without proficiency in the language. Events such as cosplay conventions and the adaptation of Japanese cultural elements into Brazilian daily life demonstrate not only the acceptance but also the natural incorporation of this culture. In this context, we conducted a qualitative and exploratory study, searching various academic databases for research that has addressed this theme in relation to mathematics education. Based on these findings, we propose anime and manga as inspiration for designing mathematical activities in the context of Basic Education. This study aims to reflect on the question: How have anime and manga been discussed in the literature on Mathematics Education as a possibility for teaching mathematics, specifically geometry concepts, in Basic Education? The proposal to integrate anime and manga into the teaching of Euclidean Plane Geometry and Geometric Drawing seeks to create more engaging lessons for students who share an interest in anime culture. The research indicates that anime and manga can be valuable allies in mathematics education, making lessons more engaging and contextualized. The findings suggest that geometric concepts such as symmetry, proportion, and perspective, which are present in these media, can be pedagogically explored to enhance student comprehension. Thus, this study reinforces the potential of these cultural productions as educational tools, broadening the possibilities for learning in Basic Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectMathematical recreationspt_BR
dc.subjectComic books, strips, etc., in educationpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.titleAnimes e mangás como possibilidade pedagógica para o ensino de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeAnimes and mangas as a pedagogical possibility for mathematics teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs animes, presentes na vida dos jovens brasileiros desde os anos 1980, estabeleceram-se como parte integrante da cultura, refletindo-se na identidade da geração, denominada Otakus. A crescente influência nipônica no Brasil, como país com maior absorção dessa cultura fora do Japão, é evidenciada pela forte presença dos animes na sociedade. Impulsionado pelo avanço tecnológico e pela internet, o interesse dos jovens por essa expressão cultural ampliou-se, permitindo o acesso a conteúdos orientais mesmo sem conhecimento da língua japonesa. Eventos de cosplay e a adaptação dos elementos nipônicos ao cotidiano brasileiro demonstram não apenas a aceitação, mas a apropriação natural dessa cultura. Neste contexto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, em diferentes bases de dados, sobre pesquisas que já tenham abordado o tema, relacionando-o ao ensino de Matemática e, a partir disso, apresentamos sugestões de animes e mangás que podem ser usados como inspiração para originar atividades de Matemática no contexto da Educação Básica. Esperamos, portanto, lançar reflexões sobre a questão: Como o tema animes e mangás tem sido discutido na literatura da área de Educação Matemática como uma possibilidade para o ensino de matemática, mais especificamente, de conceitos de geometria, na Educação Básica? A proposta de integrar animes e mangás no ensino de Geometria Euclidiana Plana e Desenho Geométrico reflete a tentativa de tornar as aulas mais estimulantes para um grupo de educandos que compartilham desse gosto pelos elementos da cultura anime. A pesquisa sinaliza que animes e mangás podem ser aliados no ensino de Matemática, tornando as aulas mais envolventes e contextualizadas. Os dados sugerem que conceitos geométricos, como simetria, proporção e perspectiva, presentes nessas mídias, podem ser explorados pedagogicamente para favorecer a compreensão dos alunos. Assim, este trabalho reforça o potencial dessas produções culturais como ferramentas didáticas, ampliando as possibilidades de aprendizagem na Educação Básica.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee2Andrade, Vanessa Largo-
dc.contributor.referee3Silva, Heloisa Cristina da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
animesmangaspossibilidadepedagogica.pdf3,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons