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dc.creatorCampagnoli Neto, Alvaro-
dc.creatorBarboza, Henrique Capovila-
dc.date.accessioned2025-06-13T15:43:21Z-
dc.date.available2025-06-13T15:43:21Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.identifier.citationCAMPAGNOLI NETO, Alvaro; BARBOZA, Henrique Capovila. Dimensionamento e seleção de componentes de um sistema de freio para um veículo tipo Fórmula SAE através de técnicas de projeto. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37171-
dc.description.abstractA brake system must be designed to provide performance, safety and reliability. To achieve this, the system needs to be sized based on the specific conditions, characteristics and intend to use of the vehicle that is applied. The main goal of this study is to size the brakes for the UTFast F-SAE Racing prototype applying the methodology demonstrated by Seward (2015) and to select a master cylinder and caliper available on the market through a decision matrix, aiming to reduce weight and cost compared to the previous team’s prototype while it meets all technical requirements. As a result, a set of caliper and master cylinder that met all the requirements were selected. The study describes a clear and detailed methodology that can be applied to future projects and highlights the need for further validations and testing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAutomóveis - Freiospt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectCorridas off-roadpt_BR
dc.subjectCompetiçõespt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectAdministração de projetospt_BR
dc.subjectAutomobiles - Brakespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.subjectOff-road racingpt_BR
dc.subjectContestspt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subjectProject managementpt_BR
dc.titleDimensionamento e seleção de componentes de um sistema de freio para um veículo tipo Fórmula SAE através de técnicas de projetopt_BR
dc.title.alternativeSizing and selection of brake system components for a Formula SAE vehicle using project techniquespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUm sistema de freio deve ser projetado para oferecer desempenho, segurança e confiabilidade. Para que isso ocorra, é necessário realizar o dimensionamento do sistema a partir das condições e características específicas do veículo e seu uso. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é dimensionar os freios para o protótipo da equipe UTFast F-SAE Racing, através de uma metodologia de projeto encontrada na literatura e selecionar um cilindro mestre e pinça para o sistema de freio presentes no mercado, através de uma matriz de decisão, buscando redução de peso e custo em relação ao protótipo anterior. Como resultado, foram selecionados componentes que atenderam às exigências técnicas e financeiras da equipe. O estudo descreve uma metodologia clara e detalhada que poderá ser aplicada em futuros projetos e sugere a necessidade de validações e testes futuros.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Rodrigo Villaca-
dc.contributor.referee1Santos, Rodrigo Villaca-
dc.contributor.referee2Verastegui, Roger Navarro-
dc.contributor.referee3Squarcio, Roberto Mauro Félix-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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