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Título: Dimensionamento e seleção de componentes de um sistema de freio para um veículo tipo Fórmula SAE através de técnicas de projeto
Título(s) alternativo(s): Sizing and selection of brake system components for a Formula SAE vehicle using project techniques
Autor(es): Campagnoli Neto, Alvaro
Barboza, Henrique Capovila
Orientador(es): Santos, Rodrigo Villaca
Palavras-chave: Automóveis - Freios
Automóveis - Dinâmica
Corridas off-road
Competições
Processo decisório
Administração de projetos
Automobiles - Brakes
Automobiles - Dynamics
Off-road racing
Contests
Decision making
Project management
Data do documento: 18-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAMPAGNOLI NETO, Alvaro; BARBOZA, Henrique Capovila. Dimensionamento e seleção de componentes de um sistema de freio para um veículo tipo Fórmula SAE através de técnicas de projeto. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: Um sistema de freio deve ser projetado para oferecer desempenho, segurança e confiabilidade. Para que isso ocorra, é necessário realizar o dimensionamento do sistema a partir das condições e características específicas do veículo e seu uso. Com isso, o objetivo geral deste trabalho é dimensionar os freios para o protótipo da equipe UTFast F-SAE Racing, através de uma metodologia de projeto encontrada na literatura e selecionar um cilindro mestre e pinça para o sistema de freio presentes no mercado, através de uma matriz de decisão, buscando redução de peso e custo em relação ao protótipo anterior. Como resultado, foram selecionados componentes que atenderam às exigências técnicas e financeiras da equipe. O estudo descreve uma metodologia clara e detalhada que poderá ser aplicada em futuros projetos e sugere a necessidade de validações e testes futuros.
Abstract: A brake system must be designed to provide performance, safety and reliability. To achieve this, the system needs to be sized based on the specific conditions, characteristics and intend to use of the vehicle that is applied. The main goal of this study is to size the brakes for the UTFast F-SAE Racing prototype applying the methodology demonstrated by Seward (2015) and to select a master cylinder and caliper available on the market through a decision matrix, aiming to reduce weight and cost compared to the previous team’s prototype while it meets all technical requirements. As a result, a set of caliper and master cylinder that met all the requirements were selected. The study describes a clear and detailed methodology that can be applied to future projects and highlights the need for further validations and testing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37171
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