Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Jaqueline Fonseca-
dc.date.accessioned2018-12-05T14:39:20Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-12-05T14:39:20Z-
dc.date.issued2009-12-07-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jaqueline Fonseca. Influência das técnicas de criatividade nos resultados de inovação em uma empresa do ramo metalúrgico em Ponta Grossa - PR. 2009. 220 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3716-
dc.description.abstractThis research aims to evaluate the influence of the adoption of creativity techniques in the innovation process in a company of the metalworking industry. Specifically, it is intended to verify how many and which creativity techniques are formally or informally used in the Company, subject of this research, and identify how many and what innovations were produced, and present the results of the innovations produced in the company, which originated from the adoption of creativity techniques. Finally, to evaluate the results investigated. For this reason, the study was conducted with a large organization, having as a main characteristic the innovation in its products. The information was obtained through questionnaires and semi-structured interviews with the manager in charge for the coordination of Product Development. The research, an exploratory-descriptive study with a predominantly qualitative and quantitative approach, used the case study as the method of procedure. The results showed that, from the 190 (one hundred ninety) creativity techniques presented, the manager has knowledge and experience on 67 (sixty seven), but for every innovative product only two (02) techniques are effectively used: Brainstorming and Nominal Group Technique. The type of influence that creativity techniques carry over innovation results is perceived by the amount of new products generated annually, an average of 03 (three). It was observed that the manager has knowledge on the theme of the research presented, and is aware of the results obtained by using together with his team the creativity techniques to generate new products or solve problems.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectMetalurgiapt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMetallurgypt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectCreative abilitypt_BR
dc.titleInfluência das técnicas de criatividade nos resultados de inovação em uma empresa do ramo metalúrgico em Ponta Grossa - PRpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of creativity techniques on innovation results in a company of the metalworking industry in Ponta Grossa - PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo avaliar a influência da adoção de técnicas de criatividade nos resultados de inovação em uma empresa do ramo metalúrgico. Especificamente, pretende-se verificar quantas e quais técnicas de criatividade usa - se formal ou informalmente na Organização, objeto deste estudo, identificar quantas e quais as inovações foram produzidas e apresentar os resultados das inovações produzidas na empresa, que tiveram origem a partir a adoção de técnicas de criatividade. Por fim, avaliar os resultados pesquisados. Para tanto, o estudo foi realizado com uma organização de grande porte, tendo como característica principal a inovação em produtos. As informações foram obtidas por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas com o gestor responsável pela Coordenação de Desenvolvimento de Produtos. A pesquisa, de natureza exploratório-descritiva, com abordagem predominantemente quali-quantitativa, utilizou como método de procedimento o estudo de caso. Os resultados apontaram que das 190 (cento e noventa) técnicas de criatividade apresentadas, o gestor tem conhecimento e experiência em 67 (sessenta e sete), porém para cada produto inovador são utilizadas efetivamente 02 (duas): o Brainstorming e a Técnica de Grupo Nominal. O tipo de influência que as técnicas de criatividade exercem nos resultados em inovação é percebido através da quantidade de novos produtos gerados anualmente, em média 03 (três). Observou-se que, o gestor tem clareza e conhecimento do tema de pesquisa apresentado, bem como dos resultados obtidos ao utilizar, juntamente com sua equipe de apoio, técnicas de criatividade para gerar novos produtos ou solucionar problemas existentes.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2588832660040907pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Reis, Dálcio Roberto dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9826052685467633pt_BR
dc.contributor.referee1Rasoto, Armando-
dc.contributor.referee2Reis, Dálcio Roberto dos-
dc.contributor.referee3Romano, Cezar Augusto-
dc.contributor.referee4Lima, Isaura Alberton de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Rodrigues, Jaqueline Fonseca_2009.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
7,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.