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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37165
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Katerenhuk, Gabriel | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-13T12:46:12Z | - |
dc.date.available | 2025-06-13T12:46:12Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-20 | - |
dc.identifier.citation | KATERENHUK, Gabriel. Sistemas de gerenciamento térmico de baterias de íons de lítio para veículos elétricos: uma revisão sistemática da literatura. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37165 | - |
dc.description.abstract | Climate change and its impacts have been increasingly perceived by society. One of the causes is the emission of CO2 into the atmosphere, with a significant portion of these emissions originating from means of transport, which are largely driven by the burning of fossil fuels. Electric mobility is proving to be increasingly feasible to reduce emissions from combustion engines. Despite the high energy efficiency of these electrical systems, there is a portion of energy that is converted into heat, heating them. This temperature must be managed to ensure their proper functioning. Batteries are not exempt from this heating and are the systems addressed in this work. Traditional cooling methods consume energy from the battery system, reducing the vehicle's autonomy, as an alternative, total passive or partial passive, hybrid methods have been studied. The present work was constructed in order to understand the current state of this cooling technology. Using the Methodi Ordinatio as research methodology, a portfolio of articles was defined and studied. The research shows that most studies focus on the use of phase change materials as a passive cooling method. The results indicated that these thermal management systems have the potential to maintain battery temperatures at acceptable levels, even under severe conditions. However, there is a lack of studies researching the energy savings provided and the consequent increase in vehicle autonomy | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Baterias elétricas | pt_BR |
dc.subject | Análise térmica | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Electric batteries | pt_BR |
dc.subject | Thermal analysis | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.title | Sistemas de gerenciamento térmico de baterias de íons de lítio para veículos elétricos: uma revisão sistemática da literatura | pt_BR |
dc.title.alternative | Thermal management systems of li-ion batteries for electric vehicles: a systematic review of the literature | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As mudanças climáticas e seus impactos vêm sendo cada vez mais percebidos pela sociedade. Uma das causas é a emissão de CO2 na atmosfera, sendo uma parcela significativa dessas emissões oriunda dos meios de transporte, que em grande parte, são movidos pela queima de combustíveis fósseis. A mobilidade elétrica vem se mostrando cada vez mais viável para reduzir as emissões provenientes dos motores a combustão. Apesar da alta eficiência energética desses sistemas elétricos, existe uma parcela de energia que é convertida em calor, aquecendo-os. Essa temperatura deve ser gerenciada a fim de garantir seu bom funcionamento. As baterias não estão isentas desse aquecimento e são os sistemas abordados neste trabalho. Os métodos tradicionais de arrefecimento consomem energia do sistema de baterias, reduzindo a autonomia do veículo, como alternativa, os métodos passivos totais ou passivos parciais, híbridos, vêm sendo estudados. O presente trabalho foi construído de forma a entender o estado atual da tecnologia de gerenciamento térmico. Usando como metodologia de pesquisa o Methodi Ordinatio, um portfólio de artigos foi definido e estudado. A pesquisa evidencia que grande parte dos estudos se concentra no uso de materiais de mudança de fase como método passivo de arrefecimento. Os resultados indicaram que esses sistemas de gerenciamento térmico têm potencial para manter a temperatura das baterias em níveis aceitáveis, mesmo sob condições severas. No entanto, faltam estudos que pesquisem sobre a economia de energia proporcionada e o consequente aumento da autonomia dos veículos. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Thiago Antonini | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
dc.contributor.referee1 | Corrêa, Fernanda Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Pagani, Regina Negri | - |
dc.contributor.referee3 | Galvão, José Rodolfo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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