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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37163
Título: | Zincagem em peças estampadas: como o tempo de estoque afeta a proteção superficial após a conformação |
Título(s) alternativo(s): | Zinc plating on stamped parts: how storage time affects surface protection after forming |
Autor(es): | Martins, Gabriel Guilherme Biscaia |
Orientador(es): | Soares, Marcos Eduardo |
Palavras-chave: | Automóveis - Peças Processos de fabricação Corrosão e anticorrosivos Controle de estoque Controle de custo Indústria automobilística Automobiles - Parts Manufacturing processes Corrosion and anti-corrosives Inventory control Cost control Automobile industry and trade |
Data do documento: | 26-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MARTINS, Gabriel Guilherme Biscaia. Zincagem em peças estampadas: como o tempo de estoque afeta a proteção superficial após a conformação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | O mercado de peças de reposição automotivas representava já uma fatia de 100 bilhões de reais no mercado brasileiro no ano de 2021 com expectativa de uma taxa de crescimento composta anual de 6% a 7% para o ano de 2023. Com toda essa representatividade, os fornecedores devem realizar o controle de estoque e da qualidade dessas peças até a sua venda e instalação no cliente, visto que são uma responsabilidade de cada fornecedor. Neste mercado, há grande possibilidade de os componentes serem adquiridos em maior volume do que o pedido do cliente e devem ser mantidas em estoque, logo, por maior tempo e com maior risco de sofrerem com processos corrosivos. A proteção contra corrosão é realizada por meio da zincagem, sendo o objetivo do trabalho avaliar qual metodologia de tratamentos superficiais de zincagem equilibra melhor a relação custo e qualidade no mercado de peças de reposição automotiva por meio de variação de cores, conformação, tempo no estoque, durabilidade e custo. Desta forma, foram separados dois grupos de cinco amostras para cada coloração com as zincagens alcalinas trivalentes preta, branca e amarela, em que um passou pelo processo de envelhecimento imersas em uma solução de NaCl 1% durante uma semana para representar o envelhecimento em tempo estoque, ambos os grupos passaram por meio de uma conformação mecânica e então para o ensaio de imersão na solução de NaCl 3,5% durante 29 dias. O envelhecimento causou somente leves modificações nas superfícies das peças e a conformação marcou a superfície superior em que estava apoiada a punção. Durante o ensaio de imersão, foi realizado um relatório diário do estado de cada amostra, sendo notado o fato de que a oxidação branca apareceu no segundo dia de aplicação de testes para todas as amostras, a oxidação vermelha somente apareceu em 1 dia para as amostras em zincagem da cor branca que passaram pelo envelhecimento e em 15 dias para as amostras em zincagem da cor branca que não passaram pelo envelhecimento. Os custos para a base econômica de maio de 2024 indicam que a coloração branca e amarela utilizam o mesmo valor e a coloração preta é cotada com o dobro deste valor. Portanto, conclui-se que, para este mercado automotivo, as peças em zincagem alcalina trivalente branca são as menos adequadas em questão de qualidade e de custo por dia de proteção após o tempo de estoque, as amostras em coloração preta são as que apresentaram melhor aspecto após o ensaio, logo, melhor suporte contra corrosão, mas as peças zincadas em amarelo são aquelas que apresentam melhor custo benefício por melhor equilibrar custo e qualidade de proteção. |
Abstract: | The automotive spare parts market already represented a share of 100 billion reais in the Brazilian market in 2021, with an expected compound annual growth rate of 6% to 7% for the year 2023. With all this representativeness, suppliers must control the stock and quality of these parts until they are sold and installed at the customer's premises, as this is the responsibility of each supplier. In this market, there is a high possibility that the components will be purchased in greater volume than the customer's order and will have to be kept in stock for longer and at greater risk of suffering from corrosive processes. Protection against corrosion is achieved through galvanizing, and the aim of this study is to assess which galvanizing surface treatment method best balances the cost and quality ratio in the automotive aftermarket by means of color variation, conformation, time in stock, durability and cost. In this way, two groups of five samples were separated for each color with the black, white and yellow trivalent alkaline zincs, one of which underwent the aging process immersed in a 1% NaCl solution for a week to represent aging in stock time, both groups underwent mechanical forming and then the immersion test in the 3.5% NaCl solution for 29 days. Aging caused only slight changes to the surfaces of the parts and forming marked the top surface on which the punch was resting. During the immersion test, a daily report was made on the condition of each sample, noting that white oxidation appeared on the second day of testing for all samples, red oxidation only appeared in 1 day for the white galvanized samples that had undergone aging and in 15 days for the white galvanized samples that had not undergone aging. The costs for the economic base of May 2024 indicate that the white and yellow coloring use the same value and the black coloring is quoted at double this value. Therefore, it can be concluded that, for this automotive market, the white trivalent alkaline galvanized parts are the least suitable in terms of quality and cost per day of protection after the stock time, the black colored samples are the ones with the best appearance after the test, and therefore the best support against corrosion, but the yellow galvanized parts are the ones with the best cost benefit, as they better balance cost and quality of protection. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37163 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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