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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37158
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pereira, Matheus Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-12T15:53:53Z | - |
dc.date.available | 2025-06-12T15:53:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Matheus Vicente. Projeto preliminar de um sistema de frenagem regenerativa pneumática aplicado a caminhões truck. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37158 | - |
dc.description.abstract | This work analyzes the influence of a pneumatic regenerative braking system, in which pneumatic potential energy is applied to control pressure in the combustion chamber of a diesel engine. The variation in efficiency is quantified using theoretical, numerical, and experimental methods. The current global situation for the automobile industry presents restrictions regarding pollution emission levels, and the turbocharger presents an excellent alternative to reduce consumption and emissions. However, it has points of lower efficiency, which can be corrected by a supplementary system, achieving even better results. The initial study was aimed at the variation in turbine pressures according to vehicle rotation and analysis of specific consumption under these conditions. Through this data, the limitations of the turbocharger can be found, and it can be understood where to apply a supplementary system to obtain improvements in consumption. To better understand the behavior of the pneumatic regenerative braking system in different situations, a test is prepared for different situations, and a simulation of the operation is carried out. The results indicate a significant gain in energy efficiency for low or very high engine speed situations where the turbine alone has limitations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Freios | pt_BR |
dc.subject | Caminhões | pt_BR |
dc.subject | Motores a diesel | pt_BR |
dc.subject | Controle pneumático | pt_BR |
dc.subject | Turbocompressores | pt_BR |
dc.subject | Projeto de produto | pt_BR |
dc.subject | Brakes | pt_BR |
dc.subject | Trucks | pt_BR |
dc.subject | Diesel motor | pt_BR |
dc.subject | Pneumatic control | pt_BR |
dc.subject | Turbochargers | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.title | Projeto preliminar de um sistema de frenagem regenerativa pneumática aplicado a caminhões truck | pt_BR |
dc.title.alternative | Preliminary design of a pneumatic regenerative braking system applied to trucks | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa a influência de um sistema de frenagem regenerativa pneumática, em que se aplica a energia potencial pneumática para um controle da sobrealimentação da pressão na câmara de combustão em um motor diesel. Quantifica-se a variação na eficiência por meio de métodos teóricos, simulações numérica e experimental. O atual momento global para a indústria automobilística apresenta restrições quanto aos níveis de emissão de poluição, o turbocompressor apresenta uma boa alternativa para reduzir consumo e emissões. Porém possuí pontos de menor eficiência, que podem ser corrigidos por um sistema suplementar atingindo resultados ainda melhores. O estudo inicial foi direcionado para a variação nas pressões da turbina de acordo com a rotação do veículo e análise do consumo específico nessas condições. Através destes dados encontram-se as limitações do turbocompressor e pode-se entender onde aplicar um sistema suplementar para obter melhorias no consumo. Para uma melhor compreensão do comportamento do sistema de frenagem regenerativo pneumático em situações diversas, elabora-se um trajeto com situações variadas e realiza-se uma simulação teórica do funcionamento. Os resultados indicam ganhos expressivos e que podem chegar a 18% na eficiência energética para rotação do motor baixas ou muito elevadas onde a turbina possui limitações. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Alexandre de Castro | - |
dc.contributor.referee1 | Alves, Alexandre de Castro | - |
dc.contributor.referee2 | Squarcio, Roberto Mauro Felix | - |
dc.contributor.referee3 | Gonçalves, Luis Gustavo Vieira | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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