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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37145
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Morais, Giovanne Caria de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-11T16:28:11Z | - |
dc.date.available | 2025-06-11T16:28:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Giovanne Caria de. Modelo de instrumento para facilitar a dirigibilidade em automóveis automáticos sem promover adaptabilidade a pessoas com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37145 | - |
dc.description.abstract | Promoting autonomy in locomotion is fundamental to guarantee the independence of people in the daily life of each individual. Thus, developing accessible steering mechanisms is crucial to promoting the independence of people with disabilities. Therefore, this study aimed to develop a low-cost mechanism that allows people with disabilities in the lower limbs to drive automatic cars. The mechanism consists of a lever that can be attached to the accelerator and brake pedals, allowing the driver to control the vehicle with just the upper limbs. The aim is to provide accessibility and independence, eliminating the need for vehicle adaptations. The study highlights the importance of mobility for social inclusion and quality of life for people with disabilities, emphasizing that autonomous vehicles are still expensive and not very accessible. The work aims to overcome these challenges, offering a viable and effective solution for driving automatic vehicles, promoting equal opportunities and improving the quality of life of people with physical disabilities. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Locomoção | pt_BR |
dc.subject | Veículos autônomos | pt_BR |
dc.subject | Indústria automobilística | pt_BR |
dc.subject | Adaptabilidade (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | Autonomia (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities | pt_BR |
dc.subject | Locomotion | pt_BR |
dc.subject | Automated vehicles | pt_BR |
dc.subject | Automobile industry and trade | pt_BR |
dc.subject | Adaptability (Psychology) | pt_BR |
dc.subject | Autonomy (Psychology) | pt_BR |
dc.title | Modelo de instrumento para facilitar a dirigibilidade em automóveis automáticos sem promover adaptabilidade a pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title.alternative | Instrument model to facilitate driving in automatic cars without promoting adaptability to people with disabilities | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Promover a autonomia na locomoção é fundamental para garantir a independência das pessoas no cotidiano de cada indivíduo. Dessa forma, desenvolver mecanismos de direção acessíveis é crucial para promover a independência de pessoas com deficiências. Diante disso, este estudo teve como objetivo desenvolver um mecanismo de baixo custo que permite que pessoas com deficiências nos membros inferiores possam dirigir carros automáticos. O mecanismo consiste em uma alavanca que pode ser acoplada aos pedais de acelerador e freio, permitindo que o condutor controle o veículo apenas com os membros superiores. O objetivo é proporcionar acessibilidade e independência, eliminando a necessidade de adaptações no veículo. O estudo destaca a importância da mobilidade para a inclusão social e a qualidade de vida das pessoas com deficiência, enfatizando que os veículos autônomos ainda são caros e pouco acessíveis. O trabalho visa superar esses desafios, oferecendo uma solução viável e eficaz para a condução de veículos automáticos, promovendo a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiências físicas. | pt_BR |
dc.degree.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.publisher.local | Ponta Grossa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Buss, Andre Hekermann | - |
dc.contributor.referee1 | Buss, Andre Hekermann | - |
dc.contributor.referee2 | Zammar, Gilberto | - |
dc.contributor.referee3 | Sabino, Eriel Biagini | - |
dc.contributor.referee4 | Kuhn, Talícia do Carmo Galan | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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