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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37139
Título: | Avaliação aerodinâmica da influência de defeitos construtivos em uma aeronave não tripulada |
Título(s) alternativo(s): | Aerodynamic assessment of the influence of construction defects on an unmanned aircraft |
Autor(es): | Reis, Everton do Nascimento |
Orientador(es): | Lima, Luiz Eduardo Melo |
Palavras-chave: | Aeronáutica - Medidas de segurança Estruturas de aviões Aerodinâmica Fluidodinâmica computacional Projeto estrutural Aeronautics - Safety measures Aircraft stress analysis Aerodynamics Computational fluid dynamics Structural design |
Data do documento: | 11-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | REIS, Everton do Nascimento. Avaliação aerodinâmica da influência de defeitos construtivos em uma aeronave não tripulada. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023. |
Resumo: | Sabe-se que as aeronaves construídas para competições de AeroDesign estão mais propensas a defeitos construtivos sobre as superfícies aerodinâmicas devido às limitações construtivas enfrentadas pelos estudantes das equipes. Por conta disto, este trabalho visa avaliar o impacto aerodinâmico que a presença de um tipo de defeito apresenta na geração de arrasto e nas condições críticas de uma aeronave que opera no regime subsônico, a partir de análises bidimensionais do perfil aerodinâmico Selig 1223. Para isto, avaliou-se por meio do aplicativo XFOIL diferentes combinações de geometria e posição do defeito em busca da região mais crítica do perfil. Na sequência, avaliou-se esta região por meio do aplicativo Ansys Fluent para a verificação dos impactos no escoamento devido ao defeito quando comparado com a geometria limpa. Com isto, identificou-se a sensibilidade da região do bordo de ataque do perfil à presença de defeitos, onde os maiores impactos foram identificados na geração de arrasto e críticas. Além disto, observou-se a geração de regiões de recirculação localizadas imediatamente após o defeito e o efeito catalisador do mesmo na separação do escoamento, que ocorre de forma mais acentuada com o aumento do ângulo de ataque do perfil aerodinâmico. |
Abstract: | It is known that aircraft built for AeroDesign competitions are more prone to construction defects on erodynamic surfaces due to the construction limitations student teams face. Because of this, this work aims to evaluate the aerodynamic impact of a type of defect on the generation of drag and in the critical conditions of an aircraft operating in the subsonic regime based on two-dimensional analyses of the Selig 1223 aerodynamic profile. Different combinations of geometry and defect position were evaluated using the XFOIL application in search of the most critical region of the profile. Next, this region was evaluated using the Ansys Fluent application to verify the impacts on flow due to the defect when compared with the clean geometry. With this, the sensitivity of the leading edge region of the profile to the presence of defects was identified, where the most influential impacts were identified in the generation of drag and critical conditions. Furthermore, the generation of recirculation regions located immediately after the defect and its catalytic effect on flow separation were observed, which occurs more accentuated with the increase in the angle of attack of the aerodynamic profile. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37139 |
Aparece nas coleções: | PG - Engenharia Mecânica |
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