Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37135
Título: Formação docente e espaços comunicativos em abordagem de questões sociocientíficas na educação básica
Título(s) alternativo(s): Teacher education and communication spaces in pedagogical practices with socio-scientific issues in basic education
Autor(es): Lisboa, Ana Maria Teixeira
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação
Tecnologia - Aspectos sociais
Ciência - Estudo e ensino
Educação básica
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Education
Technology - Social aspects
Science - Study and teaching
Basic education
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 5-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LISBOA, Ana Maria Teixeira. Formação docente e espaços comunicativos em abordagem de questões sociocientíficas na educação básica. 2025. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: O presente trabalho se justifica pela necessidade de ampliar práticas formativas visando à apropriação de conhecimentos científicos e tecnológicos de forma crítica por parte de professores e estudantes da Educação Básica. Procura-se problematizar aspectos da Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) em Questões Sociocientíficas, com temas contemporâneos transversais na formação de professores de Ciências e Matemática e em práticas educacionais da Educação Básica. Nesse contexto surge o presente trabalho, com o seguinte problema de pesquisa: No âmbito de espaços comunicativos em Questões sociocientíficas, como um grupo de professores de Ciências e Matemática concebe o estudo da própria prática na busca de uma pedagogia crítica de aprendizagem? Quais são os prováveis obstáculos sistêmicos a serem superados para se alcançar uma formação e uma atuação crítica do professor no escopo de Questões sociocientíficas? Considerando o problema de pesquisa, os objetivos do trabalho concentraram-se em identificar e analisar elementos e funções de ordem prática e teórica que colaboram ou dificultam reflexões, discussões e práticas educacionais com questões sociocientíficas no ambiente educacional. Em uma proposta de formação para o grupo de professores, também se objetivou buscar soluções conjuntas para problemas práticos educacionais nos espaços comunicativos e colaborativos estabelecidos com docentes de Ciências e Matemática na prática pedagógica com questões sociocientíficas. O estudo envolveu um processo de pesquisa-ação em que os sujeitos foram a professora pesquisadora como discente representante da universidade em doutoramento e um grupo de sete professoras da Educação Básica. Realizaram-se10 encontros de formação para estudos por meio da plataforma Google Meet. Os textos para leitura prévia dos participantes foram hospedados na plataforma Google Sala de Aula da UTFPR. Os encontros virtuais foram gravados e descritos pela pesquisadora e os acontecimentos de diálogos transcritos, os quais serviram de material para análise de dados da pesquisa.Os dados foram analisados segundo a abordagem metodológica de Análise de Conteúdo considerando concepções da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas para inferir categorias de análise para proposições de interpretações sobre os significados das comunicações estabelecidas no contexto da pesquisa. Os resultados apontam que o objetivo prático de viabilizar espaços comunicativos para planejar práticas educacionais em âmbito de Questões Sociocientíficas foi próspero. Na pesquisa se entende esta ação em composição de espaço para contextualizar e conceber o potencial do agir comunicativo na busca de instaurar ambientes que efetivem uma educação crítica e emancipadora. Em repercussão a este processo, indica-se também que obstáculos a serem superados neste grupo no estabelecimento de um espaço comunicativo são procedentes da comunicação, do domínio de conteúdos e métodos, regras de convivência, formas de imposição, entre outros. Contudo, como no campo educacional, independente desses obstáculos, o grupo tem objetivos em comum e estes podem servir de pano de fundo para possibilidades de entendimento e construção conjunta no processo prático-educacional.
Abstract: This study is justified by the need to expand formative practices aimed at the critical appropriation of scientific and technological knowledge by teachers and students in Basic Education. The aim is to problematize aspects of Education in Science, Technology, Society, and Environment (STSE) in Socioscientific Issues, with contemporary transversal themes in the training of Science and Mathematics teachers and in educational practices in Basic Education. In this context, the present work arises with the following research problem: Within the realm of communicative spaces in Socioscientific Issues, how does a group of Science and Mathematics teachers conceive the study of their own practice in the search for a critical pedagogy of learning? What are the likely systemic obstacles to be overcome to achieve critical teacher training and practice in the scope of Socioscientific Issues? Considering the research problem, the objectives of this study focused on identifying and analyzing practical and theoretical elements and functions that either facilitate or hinder reflections, discussions, and educational practices with Socioscientific Issues in the educational environment. In a training proposal for the group of teachers, it also aimed to seek joint solutions for practical educational problems in the communicative and collaborative spaces established with Science and Mathematics teachers in pedagogical practice with Socioscientific Issues. The study involved an action research process in which the subjects were the researcher teacher as a doctoral student representing the university and a group of seven Basic Education teachers. Ten training meetings were held for studies through the Google Meet platform. The texts for prior reading by the participants were hosted on the Google Classroom platform of UTFPR. The virtual meetings were recorded and described by the researcher, and the dialogue events were transcribed, which served as material for data analysis. The data were analyzed according to the methodological approach of Content Analysis, considering the conceptions of Jürgen Habermas’s Theory of Communicative Action to infer analysis categories for propositions of interpretations about the meanings of the communications established in the research context. The results indicate that the practical objective of enabling communicative spaces to plan educational practices in the realm of Socioscientific Issues was successful. In the research, this action is understood as a composition of space to contextualize and conceive the potential of communicative action in the quest to establish environments that achieve critical and emancipatory education. In response to this process, it is also indicated that the obstacles to be overcome in this group in establishing a communicative space stem from communication, content and method mastery, rules of coexistence, forms of imposition, among others. However, in the educational field, regardless of these obstacles, the group has common goals, and these can serve as a backdrop for possibilities of understanding and joint construction in the practicaleducational process.
Descrição: Acompanha: Formação docente e espaços comunicativos em abordagem de questões sociocientíficas na educação básica
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37135
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaodocenteespacoscomunicativos.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaodocenteespacoscomunicativos_produto.pdf9,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons