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dc.creatorCoelho, Caíque Pinheiro-
dc.creatorLima, Miguel Michalouski Santos-
dc.date.accessioned2025-06-06T17:38:47Z-
dc.date.available2025-06-06T17:38:47Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationCOELHO, Caíque Pinheiro; LIMA, Miguel Michalouski Santos. Perdas não técnicas de energia elétrica no Brasil: estimativa, impactos e mitigação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37108-
dc.description.abstractThis study is justified by the need for a more in-depth investigation of Non-Technical Losses (NTL) in the Brazilian electrical sector, aiming to obtain more precise estimates and assess the financial impacts on energy utilities. Given the constant evolution and increasing relevance of electricity, minimizing losses is necessary to ensure that electrical systems can provide a clean, safe, and accessible energy supply to society. Therefore, with the goal of identifying energy NTL in Brazil, this work encompasses the development of a strategic plan to enhance the management of electric utilities in the Brazilian context, presented through a flowchart named Strategic Management Improvement Plan (SMIP). The purpose of this plan is to reduce NTL and recover the revenue of electricity distributors, initially focusing on achieving “zero NTL and one hundred percent collection” for large consumers in high and medium voltage networks. Subsequently, incorporating a new Commercial Management System (CMS) and related procedures, implementing a system for incident resolution and management of customer complaints arising from poor electricity supply quality, applying new customer service procedures and rules appropriately, and directing efforts toward regularization of supply in areas characterized by high NTL. Therefore, it is concluded that it is important to adopt personalized strategies, taking into account social, geographical, and consumer profile factors in the analyzed area. Additionally, introducing smart meters for large customers and promoting effective management are necessary steps to enhance sustainability in the Brazilian energy sector.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEnergia elétricapt_BR
dc.subjectServiços de eletricidade - Custospt_BR
dc.subjectFraudept_BR
dc.subjectFurtopt_BR
dc.subjectEnergia elétrica - Mediçãopt_BR
dc.subjectElectric powerpt_BR
dc.subjectElectric utilities - Costspt_BR
dc.subjectFraudpt_BR
dc.subjectLarcenypt_BR
dc.subjectElectric power - Measurementpt_BR
dc.titlePerdas não técnicas de energia elétrica no Brasil: estimativa, impactos e mitigaçãopt_BR
dc.title.alternativeNon-technical electricity losses in Brazil: estimation, impacts and mitigationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo se justifica pela necessidade de uma investigação mais aprofundada das Perdas Não Técnicas (PNT) no setor elétrico brasileiro, visando obter estimativas mais precisas e avaliar os impactos financeiros nas concessionárias de energia. Diante da constante evolução e da crescente relevância da eletricidade, a minimização das perdas torna-se necessária para garantir que os sistemas elétricos possam proporcionar um fornecimento de energia limpa, seguro e acessível à sociedade. Portanto, com o objetivo de identificar as PNT de energia no Brasil, o presente trabalho engloba a elaboração de um plano estratégico com vistas a aprimorar a gestão das concessionárias de energia elétrica no contexto brasileiro, o qual é apresentado por meio de um fluxograma denominado Strategic Management Improvement Plan (SMIP). Tal plano tem como propósito reduzir as PNT e recuperar a receita das distribuidoras de eletricidade, inicialmente focando em alcançar “zero PNT e cem por cento de recolhimento” para grandes consumidores em redes de alta e média tensão. Em seguida, incorporando um novo Commercial Management System (CMS) e procedimentos correlatos, implementando um sistema destinado à resolução de incidências e à gestão de reclamações de clientes decorrentes da má qualidade do fornecimento de energia elétrica, aplicando de forma adequada novos procedimentos e regras de atendimento ao cliente, além do direcionamento para a regularização do fornecimento em áreas caracterizadas por elevadas PNT. Dessa forma, conclui-se que é importante adotar estratégias personalizadas, observando os fatores sociais, geográficos e perfis dos consumidores da área em análise. Além disso, é necessário introduzir medidores inteligentes para grandes clientes e promover uma gestão eficaz, visando aprimorar a sustentabilidade no setor energético brasileiro.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nastasha Salame da-
dc.contributor.referee1Silva, Nastasha Salame da-
dc.contributor.referee2Costa, Andre Lucia-
dc.contributor.referee3Fritzen, Paulo Cícero-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
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