Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37105
Título: Consciência fonológica na alfabetização: proposta de material didático em inglês para 2º e 3º anos do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Phonological awareness in the literacy: a proposal of an english didactic material for students in the 2nd and 3rd years of elementary school
Autor(es): Rosa, Daniela Dala
Orientador(es): Denardi, Didie Ana Ceni
Palavras-chave: Língua inglesa
Fonologia
Literacia
Ensino - Meios auxiliares
English language
Phonology
Literacy
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 28-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ROSA, Daniela Dala. Consciência fonológica na alfabetização: proposta de material didático em inglês para 2º e 3º anos do ensino fundamental. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: Esta pesquisa explicatória (Gil, 2021) versa sobre a consciência fonológica no processo de alfabetização português/inglês por estudantes de 2° e 3 ° anos do Ensino Fundamental, bem como apresenta uma proposta de material didático em língua inglesa como Língua Adicional (LA). O presente estudo está voltado para o desenvolvimento das habilidades de consciência grafofonológica que ocorrem no nível da Literacia Alfabética, conforme o Modelo dos Quatro Níveis de Literacia (Alves; Finger; Brentano, 2021). Além disso, busca aporte teórico nas contribuições de Silva (2012) sobre os sistemas linguísticos das línguas portuguesa e inglesa; em Soares (2016) e seus estudos sobre literacia; e de Lamprecth (2012) sobre a consciência dos sons. A confecção de material didático está embasada nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD - Bronckart, 2009), mais especificamente na Didática de Línguas (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004, Denardi, 2009), que adota a concepção de linguagem como prática social, além dos ensinamentos de Leffa (2008) e Tomlinson (2016) sobre desenvolvimento de materiais didáticos de língua inglesa. Tendo em vista que existem poucos materiais didáticos que privilegiam o desenvolvimento da consciência fonológica em inglês para crianças, que estão em fase de alfabetização na língua materna, o português, tem-se como objetivo principal deste trabalho apresentar uma proposta de material didático de inglês com foco no desenvolvimento de habilidades grafofonológicas para estudantes de 2º e 3º anos de Ensino Fundamental, que estão na fase de literacia alfabética. Especificamente, o estudo objetiva: i) compreender o processo teórico-metodológico referente à construção de uma sequência didática; e ii) produzir uma sequência didática em torno do gênero literário poema. A sequência didática em torno do gênero poema é coerente com o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), apresentando as fases: apresentação da situação de comunicação, primeira produção de poema, módulos de ensino, checklists, produção medial e final. A implementação da sequência didática no 2º e/ou 3º anos de ensino fundamental permite avaliar a aprendizagem dos aprendizes crianças nas modalidades formativa e somativa. Ademais, sendo o foco da sequência didática o desenvolvimento de habilidades grafofonológicas, as atividades sobre rimas, aliterações e fonemas são variadas e oportunizadas por meio do uso de diferentes estratégias/ferramentas de ensino como canções, vídeos, atividades de listening, atividades promotoras de ludicidade (caça-palavras, trava-línguas, etc) e confecção de objetos. Acredita-se que a proposta de sequência didática poderá contribuir para o ensino-aprendizagem de língua inglesa para crianças de 8 a 10 anos de idade, bem como para a formação de professores de inglês na e para a infância.
Abstract: This exploratory research (Gil, 2021) deals with phonological awareness in the Portuguese/English literacy process for students in the 2nd and 3rd years of Elementary School, as well as presents a proposal for teaching material in English as an Additional Language (AL). The present study is focused on the development of graphophonological awareness skills, that occur at the level of Alphabetic Literacy, according to the Four Levels of Literacy Model (Alves; Finger; Brentano, 2021). In addition, it is based on the theoretical contributions of Silva (2012) about the linguistic systems of the Portuguese and English Languages; Soares (2016) about literacy; and Lamprecth (2012) about sound awareness. To prepare teaching materials, we seek to use the theoretical-methodological precepts of Sociodiscursive Interactionism (ISD - Bronckart, 2009), more specifically of Language Didactics (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004, Denardi, 2009), which adopts the conception of language as a social practice, besides the teachings of Leffa (2008) and Tomlinson (2016) on the development of teaching materials in the English language. Considering that there are few teaching materials, that prioritize the development of phonological awareness in English for children who are in the literacy phase in their mother tongue, Portuguese, the main objective of this work is to present a proposal of an English teaching material focused on the development of graphophonological skills for students of the 2nd and 3rd years of Elementary School, who are in the alphabetic literacy phase. Specifically, the study aims to: i) understand the theoretical-methodological process related to the construction of a didactic sequence; and ii) produce a didactic sequence around the literary genre poem. The didactic sequence around the poem genre is consistent with the didactic sequence model proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), presenting the following phases: presentation of the communication situation, first production, teaching modules, checklists, medial and final production. The implementation of the didatic sequence in the 2nd and/or 3rd years of elementary school, allows to evaluate the students’ learning in the formative and summative modalities. Furthermore, since the focus of the didactic sequence is on the development of graphophonological skills, the activities on rhymes, alliterations, and phonemes are varied and provided through the use of different teaching strategies/tools: songs, videos, listening activities, activities that promote playfulness (word searches, tongue twisters, etc.), as well as object production. It is believed that the proposed didactic sequence could contribute to the teaching and learning of English of children aged 8 to 10 years old, as well as to the English teacher education in and for children.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37105
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conscienciafonologicaalfabetizacaoingles.pdf6,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons