Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37104
Título: | Rudolf Steiner e a formação de educadores para o ensino interdisciplinar em ciências |
Título(s) alternativo(s): | Rudok Steiner ande the training of educators for interdisciplinary teaching in science |
Autor(es): | Moss, Ana Cristina Franzoia |
Orientador(es): | Birk, Natalia de Lima Bueno |
Palavras-chave: | Waldorf, Método de educação Professores - Formação Antroposofia Fenomenologia Ciência - Estudo e ensino Steiner, Rudolf, 1861-1925 Waldorf method of education Teachers, Training of Anthroposophy Phenomenology Science - Study and teaching |
Data do documento: | 13-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | MOSS, Ana Cristina Franzoia. Rudolf Steiner e a formação de educadores para o ensino interdisciplinar em ciências. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024. |
Resumo: | Esse trabalho traz uma reflexão em torno da formação interdisciplinar de educadores a partir da perspectiva antroposófica de Rudolf Steiner. Relata as bases conceituais de Steiner, da ciência antroposófica e busca compreender a contribuição interdisciplinar à formação de educadores. Utiliza-se de uma pesquisa participativa com abordagem fenomenológica, com apoio nos estudos de Goethe. O encaminhamento da pesquisa de campo traz relato da participação do pesquisador e suas análises em cursos livres de formação de educadores numa associação de atendimento no contraturno na cidade de Campo Magro de modo a contribuir com a formação interdisciplinar de educadores para o ensino de ciências. A amostra da pesquisa traz a descrição da participação nos cursos livres durante um período de um ano, com temáticas específicas para formação de educadores que atuam no campo da Pedagogia Waldorf e Curativa, no computo geral foram 200 horas de observação e participação em cursos. Entre os principais resultados foi possível perceber que a base epistemológica da teoria de Steiner reflete uma formação interdisciplinar em cursos de educadores por apresentar aspectos de correlações entre áreas diversas do conhecimento científico e abordagem holística na formação teórica propondo discussões, reflexões e práticas pedagógicas que levam os educadores a refletirem a respeito de sua função educativa e da responsabilidade com o ato pedagógico e que levem educandos a pensarem criticamente e de modo interdisciplinar a respeito da ciência, a sua função social e transformadora no contexto em que vivem. Que educadores possam ser sujeitos de transformação individual para poderem educandos. |
Abstract: | This work reflects on the interdisciplinary training of educators from Rudolf Steiner's anthroposophical perspective. It reports on Steiner's conceptual foundations and anthroposophical science and seeks to understand the interdisciplinary contribution to the training of educators. It uses participatory research with a phenomenological approach, supported by Goethe's studies. The field research report describes the researcher's participation and analysis in free courses for the training of educators at an after-school care association in the city of Campo Magro, with a view to contributing to the interdisciplinary training of educators for science teaching. The research sample describes participation in free courses over a period of one year, with specific themes for the training of educators working in the field of Waldorf and Curative Education. In total, there were 200 hours of observation and participation in courses. Among the main results, it was possible to see that the epistemological basis of Steiner's theory reflects interdisciplinary training in educator courses, as it presents aspects of correlations between different areas of scientific knowledge and a holistic approach to theoretical training, proposing discussions, reflections, and pedagogical practices that lead educators to reflect on their educational role and responsibility in the pedagogical act and that lead students to think critically and interdisciplinarily about science, its social and transformative function in the context in which they live. May educators be subjects of individual transformation so that they can educate students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37104 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
steinerformacaointerdisciplinarciencias.pdf | 140,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.