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Título: Modelos didáticos: parasitas impressos em 3D
Autor(es): Matsuda, Brunna Yukari
Anjos, Evelyn Marques Teles dos
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Protozoário
Parasitologia
Impressão tridimensional
Ciência - Estudo e ensino
Protozoa
Parasitology
Three-dimensional printing
Science - Study and teaching
Data do documento: 7-Nov-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MATSUDA, Brunna Yukari; ANJOS, Evelyn Marques Teles dos. Modelos didáticos: parasitas impressos em 3D. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2023.
Resumo: Este trabalho explorou a interdisciplinaridade entre tecnologia, arte e o ensino de biologia, utilizando impressoras 3D para criar modelos didáticos. A metodologia adotada foi a pesquisa aplicada, focada na criação de novas tecnologias e métodos (GIL, 2019). O projeto investigou as potencialidades e o desenvolvimento de quatro modelos didáticos tridimensionais de parasitas protozoários do gênero Leishmania, causadora da doença da leishmaniose. Selecionando as formas morfológicas do protozoário, promastigota e amastigota, o objetivo foi demonstrar a construção dos modelos didáticos com características inclusivas, como a nomenclatura em braille e estruturas morfológicas táteis, para aprimorar o entendimento referente ao ciclo da doença e a fisiologia do parasita. A pesquisa explorou as capacidades de ferramentas de software como Blender 3.5, 3D Builder, CorelDraw, Ultimaker Cura e Litophane, enfatizando seu potencial exploratório, o material base utilizado nos modelos foi a partir do filamento de PLA. O trabalho destacou os potenciais acessíveis, os aspectos artísticos e criativos durante a modelagem tridimensional e na pintura dos modelos. O trabalho propõe uma abordagem inovadora para o ensino da Leishmaniose, relacionado a tecnologia, acessibilidade e a expressão artística. A pesquisa foi realizada nos laboratórios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.
Abstract: The research work aimed to establish interdisciplinary relationships with technology, art, and biology education, using 3D printers to create didactic models for teaching. The methodology employed was applied research, which, as per GIL (2019), focuses on the development of new technologies and methods. The project developed four didactic models of protozoan parasites of the Leishmania genus, designed using software and produced with a 3D printer using PLA as the base material, made available to the Federal Technological University of Paraná. The two morphological forms of the protozoan, promastigote and amastigote, the etiological agents of leishmaniasis, were selected for production. The goal was to construct these models and analyze their contributions to teaching about leishmaniasis, creating didactic models with inclusive accessibility features such as Braille nomenclature and tactile morphological structures to enhance content understanding. The research demonstrated the exploratory potential of software tools like Blender 3.5, 3D Builder, CorelDraw, Ultimaker Cura, and Litophane, as well as the artistic and creative potential during the development of 3D modeling and painting of the models.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37090
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