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Título: Indústria 4.0: análise da percepção de gestores de empresa de tecnologia sobre as competências necessárias dos seus colaboradores em meio à quarta revolução industrial
Título(s) alternativo(s): Industry 4.0: analysis of the perception of managers in technology company on the necessary skills of their employees in the middle of the fourth industrial
Autor(es): Fischer, Natália Agostinho
Orientador(es): Picinin, Claudia Tania
Palavras-chave: Automação
Trabalhadores - Efeito das inovações tecnológicas
Competências essenciais
Percepção
Revolução industrial
Automation
Employees - Effect of technological innovations on
Core competencies
Perception
Industrial revolution
Data do documento: 13-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FISCHER, Natália Agostinho. Indústria 4.0: análise da percepção de gestores de empresa de tecnologia sobre as competências necessárias dos seus colaboradores em meio à quarta revolução industrial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O estudo teve como objetivo principal analisar a percepção dos gestores sobre as competências vistas como necessárias a indústria 4.0. Para isso, aplicou-se um questionário com perguntas referentes ao nível de importância de competências que o gestor julgava importante à seus colaboradores, bem como o desempenho em cada uma delas. A pesquisa foi aplicada em uma empresa de tecnologia de Ponta Grossa - Paraná, tendo a participação de 17 gestores de diversas áreas. Observou-se que a habilidade considerada mais importante para os gestores é referente a ética profissional, tolerância a diversidade e confiabilidade, do domínio de soft skills. Ademais, esse estudo visa a contribui, em diversos aspectos, para a busca do melhor caminho em que se possa focar o desenvolvimento de habilidades para se adequar às necessidades da quarta revolução industrial.
Abstract: The main objective of the study was to analyze managers' perception of the skills seen as necessary for industry 4.0. For this, a questionnaire was applied with questions about the level of importance of skills that the manager considered important to his employees, as well as the performance in each of them. The research was applied in a technology company in Ponta Grossa - Paraná, with the participation of 17 managers from different areas. It was observed that the skill considered most important for managers refers to professional ethics, tolerance to diversity and reliability, from the domain of soft skills. Furthermore, this study contributes, in several aspects, to the search for the best way to focus on developing skills to adapt to the needs of the fourth industrial revolution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37082
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