Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37080
Título: Aplicação do método AHP para a seleção de fornecedores de garrafas para uma empresa do ramo de bebidas
Título(s) alternativo(s): The application of the AHP method for the selection of bottle suppliers for a beverage company
Autor(es): Thomaz, Fernando de Sousa
Santos, Mateus Senhuka
Orientador(es): Melo, Everton Luiz de
Palavras-chave: Bebidas - Indústria
Garrafas
Processo decisório por critério múltiplo
Beverages industry
Bottles
Multiple criteria decision making
Data do documento: 2-Jul-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: THOMAZ, Fernando De Sousa; SANTOS, Mateus Senhuka. Aplicação do método AHP para a seleção de fornecedores de garrafas para uma empresa do ramo de bebidas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: O objetivo deste estudo é a tomada de decisão em um problema real, e para tal foi aplicado um método multicritério para a seleção de fornecedores de garrafas para uma indústria localizada no Paraná. A necessidade de fornecedores confiáveis é uma preocupação constante para empresas de grande porte. No entanto, muitas vezes, os fornecedores locais não conseguem atender à extensa demanda da empresa, levando­as a buscar alternativas no exterior. Isto posto, muitas vezes o melhor fornecedor pode não estar tão próximo da empresa. O objetivo da implementação de um método multicritério é selecionar o melhor fornecedor entre as opções disponíveis, visando a redução de custos e a garantia de alta qualidade do produto. Nesse contexto, o Analytic Hierarchy Process (AHP) foi empregado como o método escolhido, possibilitando a identificação de um fornecedor ideal para atender às necessidades atuais da empresa. Para esta escolha foram levadas em conta a opinião de três gerências da fábrica: Qualidade, Envasamento e Logística, aplicando isso para 4 critérios identificados como importantes para os fornecedores, e finalmente selecionando a melhor opção dentre 5 fornecedores. Por fim, o fornecedor de número 5 foi selecionado de acordo com o método AHP e conclusões sobre o estudo realizadas.
Abstract: The objective of this study is decision­making in a real problem, and for this purpose, a multicriteria method was applied for the selection of bottle suppliers for an industry located in Paraná. The need for reliable suppliers is a constant concern for large companies. However, local suppliers often cannot meet the extensive demand of the company, leading them to seek alternatives abroad. Therefore, the best supplier may not always be close to the company. The objective of implementing a multicriteria method is to select the best supplier among the available options, aiming at cost reduction and ensuring high product quality. In this context, the Analytic Hierarchy Process (AHP) was employed as the chosen method, enabling the identification of an ideal supplier to meet the company's current needs. For this choice, the opinions of three factory managements were taken into account: Quality, Bottling, and Logistics, applying this to four criteria identified as important for the suppliers, and finally selecting the best option among five suppliers. In the end, supplier number 5 was selected according to the AHP method, and conclusions about the study were made.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37080
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodoahpfornecedoresgarrafas.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons