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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37059
Título: | Diálogos sobre as práticas da educação infantil em uma creche do norte pioneiro paranaense a partir da teoria histórico crítica: e-book de práticas e vivências sobre o desenvolvimento infantil |
Título(s) alternativo(s): | Dialogues about early childhood education practices in a pioneer day care center in northern parana, based on critical historical theory: e-book of practices and experiences about child development |
Autor(es): | Rezende, Cintia Pereira |
Orientador(es): | Pereira, David da Silva |
Palavras-chave: | Educação Infantil Crianças - Desenvolvimento Ensino - Metodologia Teoria crítica Professores - Formação Early childhood education Child development Teaching - Methodology Critical theory Teachers, Training of |
Data do documento: | 24-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | REZENDE, Cintia Pereira. Diálogos sobre as práticas da educação infantil em uma creche do norte pioneiro paranaense a partir da teoria histórico crítica: e-book de práticas e vivências sobre o desenvolvimento infantil. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | A Educação Infantil, ao longo do tempo, vem superando o seu caráter assistencialista e se firmando como parte do processo pedagógico das instituições de Ensino Básico, no entanto ainda há muito o que avançar nas discussões e estudos sobre o tema. À vista disso, este estudo visa investigar uma proposta de possibilidades didáticas, perante acontecimentos na rotina da Educação Infantil, por meio da Pedagogia Histórico-Crítica foi desenvolvido um curso de formação continuada para professores da Educação Infantil, e teve como metodologia de pesquisa a análise de conteúdo de Bardin (2016), assim como caminhar rumo ao desenvolvimento da práxis educativa que assume o ensino como instrumento de trabalho educativo nas condições atuais da Educação Infantil. Tem como principal reflexão a busca pela compreensão do papel e da importância que a Educação Infantil tem no processo de formação da criança, a partir das contribuições da Teoria Histórico-Crítica como apoio teórico e metodológico para afirmar a Educação Infantil com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, como versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Os resultados encontrados apontam práticas que respeitam as características da etapa, bem como, a criança como sujeito ativo, capaz e de direitos, tomando notória a importância e o real papel das escolas de Educação Infantil. Para tanto, a partir dos fundamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica, da Psicologia Histórico-Cultural, defende-se a função social da escola e do professor de Educação Infantil, bem como proposições didáticas para desenvolver o pleno desenvolvimento da criança, a fim de propor sentido e significado para o aprender o estabelecido e propor novas expressões educacionais. |
Abstract: | Early Childhood Education, over time, has been overcoming its welfare-based nature and establishing itself as part of the pedagogical process of Basic Education institutions. However, there is still much to be done in discussions and studies on the subject. In view of this, this study aims to investigate a proposal for didactic possibilities, given events in the routine of Early Childhood Education. Through Historical-Critical Pedagogy, a continuing education course for Early Childhood Education teachers was developed, and the research methodology used was Bardin's discourse analysis (2016), as well as moving towards the development of educational praxis that assumes teaching as an instrument of educational work in the current conditions of Early Childhood Education. Its main reflection is the search for understanding the role and importance that Early Childhood Education has in the process of child formation, based on the contributions of Historical-Critical Theory as theoretical and methodological support to affirm Early Childhood Education with the purpose of promoting the integral development of the child, as stated in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDBEN). The results found indicate practices that respect the characteristics of the stage, as well as the child as an active, capable subject with rights, highlighting the importance and real role of Early Childhood Education schools. To this end, based on the theoretical foundations of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology, the social function of the school and the Early Childhood Education teacher is defended, as well as didactic propositions to develop the full development of the child, in order to propose meaning and significance for learning what is established and to propose new educational expressions. |
Descrição: | Acompanha produto educacional "E-book de práticas e vivências sobre o desenvolvimento infantil" |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37059 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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