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Título: Diagnóstico e proposição de melhorias de processos de serviços de manutenção eletrônica industrial
Título(s) alternativo(s): Diagnosis and proposition of process improvements for industrial electronic maintenance services
Autor(es): Pinto, Karina Cordeiro
Orientador(es): Ishikawa, Gerson
Palavras-chave: Manutenção
Ferramentas
Controle de processo
Maintenance
Tools
Process control
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PINTO, Karina Cordeiro. Diagnóstico e proposição de melhorias de processos de serviços de manutenção eletrônica industrial. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de caso em uma empresa de manutenção eletrônica industrial localizada na região sul do país. O ponto de partida do estudo foi o mapeamento de processos com o intuito de diagnosticar o processo de manutenção de equipamentos desde o recebimento do equipamento defeituoso até o retorno do equipamento reparado para o cliente. Por meio de observações na rotina de trabalho e coleta de dados no ERP foi utilizada a metodologia Shingo Style para mapeamento do processo. Através do diagnóstico do mapeamento de processos, foi possível identificar pontos de desperdício a fim de reduzir o tempo de atravessamento do equipamento dentro do processo e melhora na percepção de qualidade dos serviços prestados sob a ótica do cliente. Com a melhorias no processo e aplicação de ferramentas da qualidade, foi possível ter uma redução de dois dias úteis no retorno para o cliente e um aumento de 0,7% na eficiencia geral do processo. De forma geral, o mapeamento de processos permitiu que fossem identificados pontos de desperdícios, a aplicabilidade de ferramentas da qualidade e proposição de melhorias a serem aplicadas futuramente pelos gestores da empresa.
Abstract: This paper presents a case study conducted in an industrial electronic maintenance company located in the southern region of the country. The study began with process mapping in order to diagnose the equipment maintenance process, from the receipt of faulty equipment to the return of repaired equipment to the customer. The Shingo Style methodology was employed, using observations of work routines and data collection from the ERP system, to map the process. By diagnosing the process mapping, waste points were identified with the aim of reducing equipment lead time and improving the perceived quality of services from the customer's perspective. Through process improvements and the application of quality tools, a reduction of two business days in the turnaround time for the customer and a 0.7% increase in overall process efficiency were achieved. Overall, process mapping enabled the identification of waste points, the implementation of quality tools, and the proposal of future improvements to be applied by the company's managers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37055
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