Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Jonathan Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-06-02T20:14:19Z-
dc.date.available2025-06-02T20:14:19Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Jonathan Rodrigues. A influência da comunicação organizacional na rotatividade de funcionários em empresas de call center. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37037-
dc.description.abstractThis project aims to present important theoretical concepts to understand the relationship between organizational communication and employee turnover, known as turnover, in call center companies in the city of Curitiba. To this end, the concept of communication was approached, from a scientific perspective, and organizational communication, focusing on some of its elements, such as communication aimed at the internal public and the organizational climate. The phenomenon of turnover was also understood, and how it affects an organization. In this project, a description of the call center sector was also addressed, in which, for the Course Completion Work, an ex-post-facto survey was carried out with former employees of these organizations, to understand whether the reason for the departure of those surveyed was related to communication within companies and the organizational climate, in order to identify a relationship between the elements. Finally, this work demonstrates the methodology and conclusion of the field research results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectComunicação nas organizaçõespt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectRotatividade de pessoalpt_BR
dc.subjectOperadores de telemarketingpt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectCommunication in organizationspt_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.subjectLabor turnoverpt_BR
dc.subjectCall center agentspt_BR
dc.subjectCorporate culturept_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.titleA influência da comunicação organizacional na rotatividade de funcionários em empresas de call centerpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of organizational communication on employee turnover in call center companiespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste projeto tem como objetivo apresentar conceitos teóricos importantes para entender a relação entre a comunicação organizacional e a rotatividade de funcionários, conhecido como turnover, em empresas de call center da cidade de Curitiba. Para isso, foi abordado o conceito de comunicação, em uma perspectiva científica, e a comunicação organizacional, se concentrando em alguns de seus elementos, como a comunicação voltada ao público interno e o clima organizacional. Também foi compreendido o fenômeno do turnover, e como ele afeta uma organização. Neste projeto, também foi abordada uma descrição do setor de call center, na qual se realizou, para o Trabalho de Conclusão de Curso, uma pesquisa ex-post-facto com ex-funcionários dessas organizações, para entender se o motivo da saída dos pesquisados foi relacionada com a comunicação dentro das empresas e o clima organizacional, a fim de identificar uma relação entre os elementos. Por fim, neste trabalho estão demonstradas a metodologia e a conclusão dos resultados da pesquisa de campo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Vicentin, Ivan Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Catto, Camilo-
dc.contributor.referee1Vicentin, Ivan Carlos-
dc.contributor.referee2Catto, Camilo-
dc.contributor.referee3Mandaji, Carolina Fernandes da Silva-
dc.contributor.referee4Moliani, João Augusto-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programComunicação Organizacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Comunicação Organizacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comunicacaoorganizacionalrotatividadecallcenter.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons