Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37035
Título: Proposta de uso de um jogo pedagógico: "Jogo de cartas: estrutura terrestre" com estudantes com transtorno do espectro autista do 6º ano em uma escola pública do Paraná
Título(s) alternativo(s): Proposal for use of a pedagogical game: "Card game: earth structure" with students with autistic spectrum disorder in the 6th year in a public school in Paraná
Autor(es): Santos, Valdirene Aparecida Silva dos
Orientador(es): Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista
Jogos de carta
Terra (Planeta) - Estrutura interna
Autism spectrum disorders
Card games
Earth (Planet) - Internal structure
Data do documento: 31-Mar-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Valdirene Aparecida Silva dos. Proposta de uso de um jogo pedagógico: "Jogo de cartas: estrutura terrestre" com estudantes com transtorno do espectro autista do 6º ano em uma escola pública do Paraná. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: A realidade escolar tem passado por muitas mudanças nos últimos tempos, principalmente devido a novas políticas públicas que impactam vários aspectos da escola, desde os projetos pedagógicos até a rotina dos alunos. Em diversas disciplinas e especialmente na de Ciências, os professores têm enfrentado desafios para ensinar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois alguns conceitos, conteúdos podem ser complexos e abstratos para eles. Para ajudar nesse processo, o estudo focou em criar e aplicar um jogo de sequência de cartas voltado especificamente para esses alunos, com o objetivo de facilitar o entendimento sobre a estrutura da Terra de uma forma mais leve e divertida. Esse jogo não só ajuda os estudantes a compreenderem os conteúdos, mas também deixa o ambiente de aula mais dinâmico e envolvente. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e interpretativa, e o jogo criado foi aplicado e testado em sala de aula. Para a análise e discussão dos resultados utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa: observação participante e da interpretação dos resultados do jogo, a interpretação dos desenhos feitos pelos alunos. A aplicação do produto trouxe dados e a ludicidade no ensino aprendizagem com o aluno TEA, apresentando resultados expressivos no que se refere ao seu desenvolvimento e habilidade em sala de aula. Os resultados demonstraram que o jogo não só reforçou o conhecimento prévio e científico dos estudantes, mas que também assimilavam e aplicavam os conceitos abordados no jogo pedagógico, contribuindo e tornando o aprendizado mais relevante e acessível para eles, ampliando a compreensão, evidenciando a eficácia dessa ferramenta pedagógica na promoção de um aprendizado mais profundo e significativo. Desse modo, a pesquisa indica que o jogo se mostrou eficaz em tornar o aprendizado mais acessível e estimulante, promovendo um espaço inclusivo e colaborativo em sala de aula.
Abstract: School reality has undergone many changes in recent times, mainly due to new public policies that impact various aspects of the school, from pedagogical projects to students' routines. In science, teachers have faced challenges teaching students with Autism Spectrum Disorder (ASD), as some concepts can be complex for them. To help in this process, the study focused on creating and applying a card sequence game aimed specifically at these students, with the aim of facilitating understanding about the structure of the Earth in a lighter and more fun way. This game not only helps students understand the content, but also makes the classroom environment more dynamic and engaging. The research took a qualitative, exploratory, and interpretative approach, and the game created was applied and tested in the classroom. To analyze and discuss the results, we used the following research instruments: participant observation and interpretation of the game results, and interpretation of the drawings made by the students. The application of the product provided data and playfulness in teaching and learning with the ASD student, presenting expressive results regarding their development and skills in the classroom. The results demonstrated that the game not only reinforced the students' prior and scientific knowledge, but that they also assimilated and applied the concepts addressed in the pedagogical game, contributing to and making learning more relevant and accessible to them, expanding understanding, and demonstrating the effectiveness of this pedagogical tool in promoting deeper and more meaningful learning. Thus, the research indicates that the game proved to be effective in making learning more accessible and stimulating, promoting an inclusive and collaborative space in the classroom.
Descrição: Acompanha produto educacional "A eficácia do jogo pedagógico 'jogo de cartas: estrutura terrestre ' na promoção de aprendizagem significativa sobre 'estruturas da terra' entre estudantes com TEA no 6º ano de uma escola pública do Paraná"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37035
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostausojogopedagogico.pdf4,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
propostausojogopedagogico_produto.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons