Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37034
Título: Grafite: uma alternativa criativa para a rede de ensino
Título(s) alternativo(s): Graphite: a creative alternative for the educacional network
Autor(es): Rodrigues, Vitor Hugo
Orientador(es): Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Professores - Formação
Arte - Estudo e ensino
Arte de rua
Teachers, Training of
Art - Study and teaching
Street art
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RODRIGUES, Vitor Hugo. Grafite: uma alternativa criativa para a rede de ensino. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.
Resumo: A arte está presente no início da civilização, antes mesmo da linguagem escrita, comunicando-se por meio de símbolos e conceitos, via sensibilidade, sendo essencial para o desenvolvimento humano. Portanto, é necessário estudá-la de diversas maneiras e em diferentes níveis de profundidade, dos anos iniciais da Pré-escola ao Pós-doutorado; do primeiro rabisco empírico aos grandes quadros ou murais. Experiências estéticas têm que ser desenvolvidas desde cedo, e, em vista disso, destaca-se a importância do professor, que, para ensinar, necessita estar atualizado constantemente. Todavia, como desenvolver metodologias em que haja uma relação sólida entre estudante, docente e comunidade? É necessária a adaptação à realidade circundante e, em especial, educadores voltados ao contexto dos educandos e a um estudo da arte que tenha valor real, que seja incluído e inclua o aluno no ambiente escolar. Logo, há a necessidade de conteúdos que se enquadrem nessa situação e um deles é a arte urbana, expressão em que a cidade é seu suporte, abrangendo os grandes centros e os subúrbios. Constatou-se que nas instituições de ensino em que o pesquisador trabalhou oficinas de grafite, a maioria dos alunos é de periferia, posto que o norte do Paraná está inserido em um contexto sertanejo/interiorano e sua bagagem social é extremante importante para o grafite. Logo, seria um equívoco não aproveitar tal conhecimento de mundo no ensino da arte, justificando-se, portanto, a presente investigação. No entanto, há uma discrepância entre aluno e professor, pois são gerações, situações geográficas e condições financeiras diferentes, portanto vivenciam diferentes realidades. Surge assim a necessidade de adaptações, ou seja, o processo de conhecimento sobre a Arte deve estar em constante formação. O objetivo deste trabalho é proporcionar a aplicação qualitativa e quantitativa de experiências sensoriais, afetivas e cognitivas, criando possibilidades ao aluno para seu acesso à linguagem do grafite, desenvolvendo a leitura estética das imagens, contextualizando essa arte como fato histórico e social. Visando interagir com as diversas possibilidades e materiais na produção de imagens e seu papel no processo de arte urbana contemporânea no que tange ao ensino e à aprendizagem. Buscou-se contribuir para a ressignificação dos processos de trabalho relacionados ao grafite, no conjunto da construção de materiais educacionais, via pesquisa bibliográfica e qualitativa, ainda utilizando a metodologia triangular proposta por Ana Mae Barbosa, ou seja, leitura, contextualização e fazer artístico, produzindo um material didático de arte urbana contemporânea para o aperfeiçoamento e a formação docente. Para tanto, houve a elaboração e a aplicação de um curso - Grafite uma possibilidade pedagógica- e a construção de um site, bem como entrevistas com grafiteiros londrinenses.
Abstract: Art has been in the beginning of civilization, even before written language, communicating through symbols and concepts, via sensitivity, and being essential for human development. Therefore, it is necessary to study it in different ways and at different levels of depth, with other perspectives, models and patterns, interacting with it (didactically or not). Thus, in this aesthetic experience, the role of the teacher must be highlighted, who, in order to teach, needs to be constantly updated. But how can we develop methodologies in which there is a solid relationship between student, teacher and community? Adaptation to the surrounding reality is necessary, and in particular, educators must be focused on the context of the students and on a study of art that has real value, that is inclusive and includes the student in the school environment through content that fits this situation, and one of these is urban art, an expression in which the city is its support, covering large centers and suburbs. It was found that, in the educational institutions where the researcher worked on graffiti workshops, most of the students were from the outskirts and were inserted in a country context of Paraná. Therefore, it would be a mistake not to take advantage of this world knowledge in the teaching of art, thus justifying the present investigation. However, there is a discrepancy between student and teacher, as they are from different generations, geographical situations and financial conditions, and who experience different realities, which led to the creation of possibilities for the student to access the language of graffiti. There was the development of the aesthetic reading of images, as a historical and social fact, and the interaction with different materials in the production of images. This dissertation sought to analyze the role of images in the process of contemporary urban art, with its origins, in terms of teaching and learning, also contributing to the redefinition of work processes related to graffiti. Educational materials were created - through bibliographical and qualitative research - and the triangular methodology proposed by Ana Mae Barbosa was used for teacher improvement and education. To this end, the course "Graffiti, a pedagogical possibility" was held, which is the educational product, and a website was created, as well as interviews with graffiti artists from Londrina.
Descrição: Acompanha produto educacional "Grafite: uma solução pedagógica!"
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37034
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoarteurbanagrafite.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoarteurbanagrafite_produto.pdf3,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons