Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37032
Título: Mudanças no novo ensino médio e o ensino de biologia: impactos curriculares e implicações na formação cidadã
Título(s) alternativo(s): Changes in the new high school and biology teaching: curricular impacts and implications for citizen education
Autor(es): Jesus, Vitoria Caroline Oleszezuki de
Orientador(es): Bertoni, Danislei
Palavras-chave: Biologia - Estudo e ensino
Currículos - Planejamento
Currículos - Mudança
Cidadania
Biology - Study and teaching
Curriculum planning
Curriculum change
Citizenship
Data do documento: 26-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: JESUS, Vitoria Caroline Oleszezuki de. Mudanças no novo ensino médio e o ensino de biologia: impactos curriculares e implicações na formação cidadã. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.
Resumo: A pesquisa realizada analisou as mudanças no Novo Ensino Médio e seu impacto no currículo de Biologia e na formação cidadã dos estudantes, à luz da legislação educacional brasileira e de referências bibliográficas. A justificativa para esta análise reside na necessidade de compreender como as reformas, iniciadas com a Lei n. 13.415/2017 e posteriormente alteradas pela Lei n. 14.945/2024, influenciam a qualidade da educação e o desenvolvimento integral dos alunos. Os objetivos incluíram identificar as principais alterações no currículo de Biologia, verificar a efetividade das políticas públicas relacionadas ao Novo Ensino Médio e investigar a influência dessas mudanças na formação cidadã dos estudantes. A metodologia adotada envolveu revisão de literatura e análise documental, considerando diretrizes legais e documentos do Ministério da Educação. Os resultados indicaram que as reformas promoveram uma reestruturação significativa no currículo, priorizando a formação técnica e a flexibilidade curricular, mas também geraram preocupações quanto à integralidade da formação cidadã. A conclusão aponta para a necessidade de práticas pedagógicas que integrem o ensino de Biologia à formação cidadã, garantindo que os estudantes não apenas adquiram conhecimentos científicos, mas também desenvolvam habilidades e valores essenciais para sua atuação na sociedade.
Abstract: The research carried out analyzed the changes to the New High School and their impact on the Biology curriculum and on students' civic education, in the light of Brazilian educational legislation and bibliographical references. The justification for this analysis lies in the need to understand how the reforms, which began with Law n. 13.415/2017 and were later amended by Law n. 14.945/2024, influence the quality of education and the all-round development of students. The objectives included identifying the main changes to the Biology curriculum, verifying the effectiveness of public policies related to the New High School and investigating the influence of these changes on students' civic education. The methodology adopted involved a literature review and document analysis, considering legal guidelines and Ministry of Education documents. The results indicated that the reforms promoted a significant restructuring of the curriculum, prioritizing technical training and curricular flexibility, but also raised concerns about the integrality of itizenship training. The conclusion points to the need for pedagogical practices that integrate the teaching of biology with citizen education, ensuring that students not only acquire scientific knowledge, but also develop skills and values that are essential for them to act in society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37032
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinomediobiologiaformacao.pdf541,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons