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Título: A gestão da qualidade em uma empresa de estofados: um estudo de caso no setor de almoxarifado de tecidos
Título(s) alternativo(s): Quality management in an upholstery company: a case study in the fabric warehouse sector
Autor(es): Potoski, Ana Carla
Orientador(es): Fagan, Ariana Martins Vieira
Palavras-chave: Indústria de móveis
Almoxarifados
Controle de qualidade
Furniture industry and trade
Stores or stock-room keeping
Quality control
Data do documento: 13-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Apucarana
Citação: POTOSKI, Ana Carla. A gestão da qualidade em uma empresa de estofados: um estudo de caso no setor de almoxarifado de tecidos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Têxtil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Apucarana, 2025.
Resumo: A qualidade permeia toda a cadeia produtiva de uma empresa, garantindo eficiência nos processos e satisfação do consumidor final. Ao longo do tempo, a gestão da qualidade evoluiu para atender a mercados mais exigentes, integrando inovação, sustentabilidade e conformidade regulatória, tornando-se um elemento estratégico para o sucesso organizacional. O objetivo do presente trabalho é analisar práticas e impactos da gestão da qualidade em uma empresa de estofados, identificando potenciais, desafios e problemas, para que melhorias sejam feitas. A empresa estudada, localizada no Paraná, opera há 23 anos com foco em estofados de alto padrão e conta com 360 colaboradores. Trata-se de um estudo de caso observacional, de abordagem qualitativa, com coleta de dados por entrevistas e análise de processos. Os resultados apontaram problemas no almoxarifado de tecidos, como armazenamento inadequado e falta de controle, gerando retrabalho e custos extras. Dados encontrados em 11 semanas mostram 63 não conformidades e 51 reclamações de clientes relacionadas a defeitos de tecido. Concluiu-se que a gestão da qualidade é essencial para melhorar a eficiência, reduzir custos e atender às demandas de um mercado competitivo.
Abstract: Quality permeates the entire production chain of a company, ensuring process efficiency and end consumer satisfaction. Over time, quality management has evolved to meet the needs of more demanding markets, integrating innovation, sustainability and regulatory compliance, becoming a strategic element for organizational success. The objective of this study is to analyze practices and impacts of quality management in an upholstery company, identifying potentials, challenges and problems, so that improvements can be made. The company studied, located in Paraná, has been operating for 23 years with a focus on high-end upholstery and has 360 employees. This is an observational case study, with a qualitative approach, with data collection through interviews and process analysis. The results indicated problems in the fabric warehouse, such as inadequate storage and lack of control, generating rework and extra costs. Data found in 11 weeks show 63 nonconformities and 51 customer complaints related to fabric defects. It was concluded that quality management is essential to improve efficiency, reduce costs and meet the demands of a competitive market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37027
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