Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Fernanda Souza-
dc.date.accessioned2025-06-02T15:39:15Z-
dc.date.available2025-06-02T15:39:15Z-
dc.date.issued2025-02-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Souza. O combate às fake news sobre a COVID-19 na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica crítica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37023-
dc.description.abstractDuring the COVID-19 pandemic, which began in 2020, society was constantly informed about vaccines, the virus, and its variations through social media and digital platforms. However, with so much varied information from different sources, the public often struggled to discern, critically analyze, and judge the digital content they were receiving. The growing culture of fake news disrupted the right to accurate information, especially concerning public health. One way to address this issue in the field of Science, Technology, and Society Education (STS Education) is through Critical Scientific and Technological Literacy (CSTL). CSTL aims to develop educational strategies that democratize scientific and technological knowledge, allowing society to make informed decisions. Considering this research problem and the CSTL framework, a bibliographic and documentary review was conducted to explore the paths taken by scientists and science communicators in providing accurate information to combat the widespread fake news about COVID-19. The key findings highlight the need for the field of scientific and technological education to develop and configure scientific language adapted to the format and language of digital media. This would make the information more accessible to the general population, contributing to the democratization of scientific and technological knowledge and enabling citizens to exercise their right to information effectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectNotícias falsaspt_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-2023pt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectDisinformationpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic, 2020-2023pt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.titleO combate às fake news sobre a COVID-19 na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica críticapt_BR
dc.title.alternativeThe fight agaisnt fake news about COVID-19 in the critical scientific and technological literacy perspectivept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA sociedade, ao enfrentar a situação pandêmica da COVID-19, iniciada em 2020, foi constantemente notificada e informada sobre as vacinas, o coronavírus e suas variações, por meio dos meios de comunicação social e da mídia digital. Contudo, ao receber tantas informações variadas e provenientes de diversas fontes em seu cotidiano, não sabia como fazer o discernimento, a crítica e o julgamento dos conteúdos digitais. Com o crescimento da cultura das fake news, que abalou o direito à informação, envolvendo a saúde pública, um dos caminhos para enfrentar tal problema no campo da Educação Científica e Tecnológica - Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) - é a alfabetização científica e tecnológica crítica (ACT). A ACT busca desenvolver estratégias didático-pedagógicas que envolvem a democratização científica e tecnológica, possibilitando à sociedade adquirir a capacidade de discernimento para a tomada de decisões. Considerando o problema de pesquisa e o referencial da ACT, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para investigar os caminhos que alguns cientistas e divulgadores científicos tomaram para levar a informação correta no combate às fake news sobre a COVID-19, que foram disseminadas diversas vezes. Os principais resultados demonstram a necessidade de o campo da educação científica e tecnológica desenvolver e configurar uma linguagem científica adaptada ao formato e à linguagem das mídias digitais, tornandoa acessível à população em geral. Isso contribuiria com a democratização do conhecimento científico e tecnológico, possibilitando o exercício efetivo do direito à informação dos cidadãos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Jacinski, Edson-
dc.contributor.referee1Jacinski, Edson-
dc.contributor.referee2Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee3Costa, Jaqueline de Morais-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ensinopt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fakenewscovidalfabetizacaocientifica.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons